Lúdica e sem medo do dentista

09.03.2015 (Lúdica e sem medo do dentista) – Acho difícil encontrar por aí alguma criança que goste de escovar os dentes, né? Aqui a minha filha, Renata de 4 anos, me deu muito trabalho até os 3 anos e pouco, mas não era um trabalhinho, era um trabalhão!

Lúdica e sem medo do dentista

Pra vocês terem ideia, ela só escovava o dente de manhã e de noite, que eram os horários que meu marido estava em casa e conseguia me ajudar a imobilizá-la! Parece exagero, mas era isso mesmo! Ele segurava braços e pernas e eu escovava. Tudo isso envolvendo muito choro e gritos!

Sempre conversávamos muito com ela, da importância da escovação para os bichinhos não estragarem os dentes, mas confesso que nunca “colou”!

Lúdica e sem medo do dentista... As coisas começaram a melhorar depois que ela assistiu um episódio do desenho Jelly Jamm que passa no canal do Discovery Kids – procurei no youtube pra colocar aqui pra vocês, mas não encontrei! No episódio a personagem Rita ficou dias sem escovar os dentes e além deles ficarem super sujos, ela ficou com um bafão e nenhum amigo queria brincar com ela! Não poderia ter passado desenho melhor que esse, numa hora tão oportuna! Rs. Toda vez que Renata cogitava de não querer escovar os dentes, relembrávamos o episódio do Jelly Jamm!

Aproveitamos a boa maré e levamos ela no dentista, estava mais que na hora de fazer uma limpeza e conferir se estes anos de dificuldade em escovar os dentes, resultaram em alguma cárie! (Confesso que morria de medo disso!).

Conheci a Lúdica Odontopediatria de Referência e marquei uma primeira consulta (O Grupo Mães Amigas tinha acabado de firmar parceria e, como cuido da área comercial do grupo, já havia conhecido a clínica e já tinha ficado encantada com o que tinha visto!). Alguns dias antes da data marcada fui preparando a Renata, dizendo que íamos numa tia muito legal cuidar dos dentinhos!

E o grande dia chegou!

ludica32Fomos atendidas carinhosamente pela tia Renata, xará da minha Renata rs. Ela nos levou para uma passagem secreta, bem pequenininha, da altura da Renata! O outro lado da porta saia dentro da sala de atendimento, muito legal!

Entrando na sala, a tia Renata explicou pra ela tudo que seria feito. Achei que isso fez tooooooooooda a diferença, pois a Renata sabia exatamente o que ia vivenciar lá dentro.

ludica4

Primeiro a tia Renata apresentou o mascote da clínica, um macaco cheio de dentes! Renata escovou os dentes dele e depois a tia Renata pediu para ela mostrar como ela escovava os dela. A cada passo ela foi ensinando como melhorar a escovação.

ludica33

Depois ela foi pra cadeira pra fazer a limpeza nos dentes. Renata adorou o super óculos que a tia Renata deixou ela escolher a cor…. rosa, é claro! Rs. Isso ajudou a distrai-la durante a limpeza.

Depois foi a vez do flúor, de morder aquela dentadura azul! Renata fez uma carinha de: “Nossa, que coisa estranha!” rs, mas ficou quietinha com o flúor nos dentes, durante o tempo certinho que a tia Renata pediu.

E pronto! Foi só enxaguar e os dentes estavam limpinhos e protegidos!

ludica15

 

Pra terminar o atendimento com chave de ouro, a tia Renata apresentou o “baleiro” da Lúdica. Mas ele não tinha doces, porque eles estragam os dentes (rs), e sim, brinquedos! Depois de ficar na dúvida se queria um ioiô ou uma bolinha de sabão, Renata escolheu a bolinha de sabão e foi brincar lá na fora toda contente!

ludica21

 

Como era primeira consulta, passamos também com a ortodentista da clínica. Na época, Renata ainda chupava chupeta para dormir e os dentinhos dela eram beeeem pra frente, ao ponto de caber um dedinho entre a arcada de cima e a arcada de baixo.

 

A ortodentista conversou com ela, mostrou os dentinhos no espelho, explicou que se ela parasse de chupar a chupeta, os dentinhos ainda poderiam voltar sozinhos sem a ajuda de aparelho. E essa conversa com a “tia do aparelho”, como ela apelidou, ajudou super! Sempre lembrávamos dela a noite, no momento da saudade da chupeta.

Quase 1 mês depois a Renata “deschupetou” rs. Teve um fato externo que também ajudou, ela perdeu a chupeta em casa. Como só tinha uma, eu já havia alertado que se perdesse, ficaria sem. E foi o que aconteceu! Ela deu trabalho nos primeiros dias sim, mas depois acostumou e mesmo após a chegada do irmão, que usou chupeta no começo, nunca mais pediu!

ludica18

Por falar em irmão, Renan tinha apenas 4 meses nessa consulta e passou com a tia Fernanda. Ele ainda não tinha dentinho, mas ela orientou quanto a limpeza da gengiva, para ele ir se acostumando e não dar tanto trabalho quanto a irmã. Sempre usar uma gaze ou fraldinha limpa molhada na água filtrada. Confesso que eu nunca tinha feito e comecei a fazer depois disso!

Consulta terminou, brincamos um pouquinho na brinquedoteca (por sinal super bem montada!) e fomos pra casa.

Quatro meses depois, conforme orientação da tia Renata, nós voltamos! O que tinha sido fácil na primeira consulta, ficou mais fácil ainda, pois Renata já conhecia a clínica, as tias, os procedimentos…

Já chegou dizendo que estava escovando os dentinhos direitinho e levou nota 10 de novo! Ebaaaaaa!

ludica29Ah, uma coisa muito legal! Dessa vez Renan já estava com 8 meses e foi consultado numa cadeira que chama MACRI! Você sabia que tem locais certos para atendimento em cada idade? Primeiro é a almofada (que Renan foi consultado da primeira vez), depois a Macri e depois a cadeira. Legal, né? Nunca tinha visto e achei muito legal! Apesar do Renan estar chorando na foto rs, ela parece ser super confortável e dá pra dentista examinar direitinho!

E para finalizar e comprovar que Renata não dá mais trabalho, ela fez um vídeo pra vocês ensinando como escovar os dentes:

 

 

Passo a passo:

1)     ludica34Coloque a pasta na escova (para crianças de 0 a 3 anos: um grão de arroz / para crianças acima de 4 anos: um grão de ervilha). Veja com seu dentista a marca da pasta e escova que ele indica. A Lúdica nos indicou uma pasta COM flúor e uma escova indicada para a idade da Renata (veja a embalagem!).

2)     Espalhe a pasta de dente, já em cima da escova, com a ajuda da ponta do tubo da pasta de dente, fazendo com que a pasta entre nas cerdas. Isso faz com que a bolinha de pasta não seja engolida pela criança.

3)     Com movimentos suaves e circulares escove a superfície do dente usada pra mastigar. Renata nunca deixava eu escovar direito, então combinamos uma regrinha de passar a escova por 10x no dente. Ela ajuda a contar e isso distrai o momento da escovação, fica a dica!

4)     Peça pra criança cuspir o excesso de pasta na boca.

5)     Repita o processo na outra arcada dentária.

6)     Peça pra criança cuspir de novo.

7)     Depois é a vez da parte interna dos dentes e também da frente (linha da gengiva).

8)     Peça pra criança cuspir de novo.

9)     É a hora de escovar a língua! Você sabia que escovar a língua mantém a saúde da boca e evita o mau hálito? Não podemos nos esquecer dela!

10)     Por último, peça pra criança enxaguar a boca!

IMPORTANTE:

ludica35– Desde a erupção do primeiro dentinho já pode ser usada a pasta com flúor! Os primeiros dentinhos do Renan aparecerem com 10 meses e já iniciamos a escovação por aqui!

– É fundamental, para qualquer idade, utilizar a quantidade correta de pasta, hein? Sem contar que a escovação deve ser monitorada por um adulto para que a criança não engula a pasta! O excesso de flúor pode causar fluorose (manchas brancas que só aparecem na dentição permanente e é causada exclusivamente pela ingestão do flúor).

 

É isso meninas! Quero ver por aí os vídeos dos “filhos amigos” escovando os dentinhos igual a Renata! Postem nas redes sociais com a hashtag: #maesamigasnaludica! 🙂

 

ludica30

Aproveito para agradecer toda a equipe da Lúdica Odondopediatria de Referência pela atenção com toda a família Barbi e lembrá-las que eles são parceiros Mães Amigas!

 

Temos 10% de desconto em todas as avaliações e consultas com todas as especialidades da clínica! Mais informações da parceria e fotos da clínica aqui!

ludica27

 

Algumas fotinhos dos nossos atendimentos:

 

selo publieditorial mae amiga

 

Roberta Barbi

Escrito por: Roberta Barbi

Confira os 19 posts publicados pela Roberta Barbi

Veja Também