Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho

23.06.2014 – Começou no último dia 12 de junho a Copa do Mundo de Futebol. Com polêmicas, manifestações, apoio de alguns e falta de apoio de outros; independente de qualquer coisa, nosso time está em campo e é impossível não se contagiar pelo verde-amarelo.

Em tempos de Copa os jogos são diários na TV e não se fala em outra coisa, tudo gira em torno de futebol.

Para não mudar de assunto vou sugerir alguns livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho que falam justamente sobre isso.

Além de boa leitura… boa torcida!! Vamos lá, Brasil!

Para as crianças:

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho - Gabriel e a Copa do Mundo

Gabriel e A Copa do Mundo de 2014

De Ilan Brenman – Editora Brinque Book

Gabriel descobriu as 12 cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 e já imagina como será esse grande evento: em Cuiabá, a bola voará como um sabiá. Em Fortaleza, o jogo, com certeza, será uma moleza. Em Recife, o juiz se comportará como um xerife.

 

 

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho - Zezinho

Zezinho na Copa do Mundo – 2014 Brasil

De Elisabete Barbosa Alves – Editora Escrita Fina

As categorias de base estão representadas na seleção literária formada para a Copa do Mundo. Elisabete cria a figura de um menino (o Zezinho do título) que adora futebol e, ao tropeçar na rua, tem a chance de realizar um grande sonho. Ele conhece um tatu-bola, animal escolhido como mascote da Copa, que está perdido e precisa de ajuda para chegar ao local onde o “homem de terno” o deixou a fim de participar dos jogos. Zezinho, claro, irá ajudá-lo.

 

 

Para os adultos:

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho - Gol de bico

 

Gol de Bico – Nossa história narrada pelas charges – Col. Futebol Arte – Vol.1

De Jal & Gual – Editora Panini Books

Que o Brasil é o país do futebol, disso não há a menor sombra de dúvida: sediando a Copa das Confederações em 2013 e com a Copa do Mundo de 2014 sendo disputada em território brasileiro, esta afirmação se torna mais verdade do que nunca! Desde que este esporte se estabeleceu no Brasil, as charges estiveram intimamente ligadas a ele. E é nesse espírito que trazemos até você um lançamento superespecial: “Coleção Futebol Arte – Gol De Bico”. Como o título antecipa, o tema é o futebol.

 

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho - almanaqueAlmanaque Completo Da Copa Do Mundo: A História De Todos Os Campeões Mundiais

De Evanildo da Silveira – Editora Discovery

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Em qualquer lugar do globo ele é praticado, seja em campos enormes, nas ruas esburacadas, na terra batida ou em uma praça abandonada. A Copa do Mundo representa o amor de milhões de pessoas por suas respectivas seleções, seus esquadrões, verdadeiros heróis. Mais que isso, ela é a paixão de uma nação inteira. Um oásis de alegria na vida sofrida de vários cidadãos. Em Almanaque Completo da Copa do Mundo você terá um panorama desta competição. Saberá como Jules Rimet conseguiu criar o maior torneio internacional de seleções nacionais, começando em 1930, na primeira edição que foi disputada no Uruguai. São apresentados, cronologicamente, os dezenove torneios disputados até hoje. Todos os capítulos trazem informações, resultados, equipes e curiosidades. Um material histórico e esportivo completo.

 

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho - almanaque brasil

Almanaque Brasil de Todas as Copas — 1914-2014

De Luís Pimentel- Editora Mauad X

Com a ampla visão de jogo dos melhores meio-campistas, o título repassa a história da Seleção desde a primeira partida oficial, quando mesclou jogadores paulistas e cariocas e derrotou a equipe inglesa do Exeter City por 2 a 0, em 1914, no Rio, até às vésperas da Copa que coincidirá com o seu centenário. O livro traz as histórias de 19 Copas, cinco títulos mundiais e craques como Garrincha, Nilton Santos, Pelé, Sócrates, Ronaldo e Romário.

 

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção CanarinhoGuia Politicamente Incorreto do Futebol

De Leonardo Mendes Jr. – Editora Leya Brasil

Em ano de Copa, “Guia Politicamente Incorreto do Futebol” marca um golaço nas velhas ideias sobre o esporte. O jeito mais fácil de parecer especialista em futebol é repetir ideias com as quais quase tudo mundo concorda. Seleção brasileira de 82? Basta dizer que “foi a melhor que já tivemos, apesar de não ter conquistado o Mundial” e pronto: a turma do sofá vai te passar uma latinha e te olhar com respeito durante o jogo. Também é assim quando se fala sobre o Ricardo Teixeira (“Frio, mesquinho, sem escrúpulos!”) ou o Galvão Bueno (“Esse não entende nada de futebol!”). O problema é que, no meio dos clichês futebolísticos repetidos a cada escanteio, há teses cambaleantes e frangos historiográficos. São esses mitos o alvo do Guia Politicamente Incorreto do Futebol.

 

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho - 4 linhas

Entre As Quatro Linhas – Contos Sobre Futebol

De Luiz Ruffato – Editora Dsop

O autor organizou uma obra que reúne um time de escritores incumbidos de criar contos que têm o futebol como pano de fundo. Entre os craques das letras convocados estão a gaúcha Eliane Brum e Cristovão Tezza — um dos mais importantes autores brasileiros contemporâneos. “Os personagens de nossa prosa de ficção, de maneira geral, transitam em um nível da sociedade em que o futebol é ignorado como manifestação coletiva”, afirmou Ruffato no lançamento da obra.

 

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho - sem copa

 

Os Sem-Copa: Craques que Encantaram o Brasil e Nunca Participaram de um Mundial 

De Clara Albuquerque- Editora Maquinária

A autora comprova que o futebol, cada vez mais, tem espaço para as mulheres. Neste livro, ela monta um painel de grandes jogadores brasileiros que, apesar do talento e pelas mais variadas razões, jamais disputaram uma Copa do Mundo. Entre os sem-Copa estão nomes como o craque gaúcho Tesourinha, Heleno, Evaristo e Oberdan Cattani. Clara trabalha como jornalista esportiva desde 2007.

 

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho - drummond

 

Quando É Dia de Futebol

De Carlos Drummond de Andrade – Editora Cia das Letras

Todo time de respeito precisa de um craque. Alguém com domínio das quatro linhas da página, frases de efeito, fôlego literário de sobra. No time da literatura da Copa 2014, essa vaga só poderia ficar com Carlos Drummond de Andrade. O título relançado agora pela Cia. das Letras traz textos publicados em sua maioria nos diários Correio da Manhã e Jornal do Brasil, nos quais o poeta trabalhou. Traz crônicas e poemas sobre o futebol como paixão, manifestação popular e metáfora.

 

Livros sobre Copa, futebol e a Seleção Canarinho - neymar

 

Neymar: o Último Poeta do Futebol

De Luca Caioli – Editora L&PM

Se a Argentina tem Messi, o Brasil tem Neymar. Mas os dois, além de atualmente jogarem no mesmo time, também contam com o mesmo biógrafo. O jornalista italiano revive a história do craque desde os primeiros dribles em quadras de futsal, traz depoimentos de antigos técnicos, companheiros de time, familiares e amigos — inclusive grandes nomes do esporte como Pelé e o técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari.

 

Você pode gostar de ler:

Decoração festa infantil: Copa e futebol

Vamos fazer uma corneta para animar a torcida?

Segurança das crianças em eventos esportivos

Livros para entender o adolescente e o pré-adolescente

 

placa-simone

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1279 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também