Livros sobre amamentação

05.02.2014 – Quando engravidei pela primeira vez, do Gabriel, eu procurei todo tipo de leitura referente aquele período, muitos livros sobre amamentação e revistas da época. Embora com o receio de mãe de primeira viagem eu sentia que estava preparada para essa novidade na minha vida.

Comecei a ter contrações um dia antes do nascimento dele, imaginava, inclusive, que teria um parto normal, mas acabei precisando de uma cesárea. Graças a Deus tudo correu bem e ele nasceu saudável, perfeito, cheio de vida… e de fome!

Acredito que a única coisa que eu não tinha nenhuma noção em relação a um bebê era justamente a amamentação.

Não tinha lido nada a respeito, nem meu médico tinha me alertado sobre isso. Eu não tinha os mamilos preparados para amamentar um bebê, e tive muita dificuldade para que o Gabriel conseguisse pegar o peito. Sofri muito desde a primeira vez…

Durante a estada na maternidade, tive a ajuda de enfermeiras que colocavam o bebê na melhor posição, me auxiliavam na “pega” correta e fui insistindo, não sem sofrer horrores! Pode parecer exagero, mas quem passou por isso sabe exatamente da dor que estou falando! Por muito tempo recorri ao bico de silicone para conseguir amamentar; sabia que não era o melhor jeito, mas era o que me deixava menos ansiosa para o momento de amamentar.

Naturalmente, o que não faltou foram palpites, simpatias e técnicas para que eu tivesse menos sofrimento na hora de amamentar, mas no final o que me ajudou mesmo foi o amor que eu tive pelo Gabriel.

Enfrentei as dores, as fissuras, a mastite, enfim, todas as fases que se passam até conseguirmos amamentar daquele jeitinho que aparece na propaganda da TV… só alegria, amor, e a ligação super especial que existe entre a mãe e seu bebê.

Com certeza, nunca será igual para todas as mães, cada uma vai passar por uma experiência. Para algumas, será muito fácil e natural, para outras, muito difícil e dolorosa. Algumas terão força, tempo e determinação para insistir e outras vão preferir desistir. Mas, quem vai julgar uma mãe? Tanto é que, na segunda gestação, me preparei ao máximo para ter a amamentação perfeita mas… não deu! Tive que optar pela amamentação mista desde o início e consegui amamentar menos do que gostaria.

Amamentar é o primeiro ato de amor que uma mãe faz por seu filho quando ele não está mais protegido na sua barriga, e sabermos nosso limite é importante para a relação que vai nascer entre mãe e filho. Não tem como planejar, criar regras, tudo vai acontecendo naturalmente, e o mais importante, é que cada mãe se sinta à vontade para amamentar ou não seu filho, com seu próprio leite, amamentação mista, recorrendo às fórmulas.

Abaixo, seguem sugestões de leitura para a mamãe que vai enfrentar a amamentação pela primeira vez, para aquela que já amamentou, mas precisa de mais informação, e até uma cartilha para a mãe que trabalha fora. Boa leitura!

Livros sobre Amamentação

Livros sobre amamentação

O Guia da Amamentação

De Ariane Brand – Editora Leya Brasil (Versão digital)

O Guia da Amamentação propõe-se esclarecer as dúvidas que as leitoras e mães de família têm sobre a preparação para o aleitamento materno, as primeiras semanas em casa depois do parto, o desmame e o regresso ao trabalho. Às eternas perguntas, que atravessam gerações a fio, somam-se outras mais recentes, levantadas pelas questões culturais e sociais do nosso tempo. De «A» a «Z», são devidamente analisados preconceitos e mitos, problemas e soluções relacionados com cuidados pós-natais, sempre focados na amamentação. Nem todas as perguntas terminam com um ponto de interrogação, mas expressam todas elas inquietações, e têm resposta, mesmo que levantem outras questões. Tudo o que as leitoras e os leitores, pais de família, naturalmente, sempre quiseram saber sobre a amamentação e nunca se atreveram a perguntar.

 

Livros sobre amamentação

Socorro, eu não sei amamentar!

De Grasielly Mariano – Editora: Jeffe Livros

Um livro-guia escrito por uma enfermeira, consultora em aleitamento materno, mãe de duas crianças, que compartilha suas experiências pessoais e profissionais para ajudar as mais novas nutrizes a amamentarem seus bebês. Escrito em 25 capítulos, o livro traz orientações sobre como proceder se a mamãe for surpreendida pelas fissuras e rachaduras, mastite, bloqueio de ductos, se ela tiver feito mamoplastia, se quiser se preparar para o retorno ao trabalho, se ela tiver uma doença, entre outros tantos assuntos de extremo valor para a família toda, fundamentado na ciência e nas experiências profissionais. “Nunca escondi, e até me sinto orgulhosa de dizer, que me tornei consultora porque me comovi com as minhas próprias frustrações, porque sonhei enlouquecidamente com minha filha mamando até que ela mesma quisesse parar, e tudo parecia jogar contra. Passei inúmeras noites acordada tentando ajudar a mim mesma, chorei, pedi ajuda, ouvia todos os conselhos de ‘anjinhos’ e ‘diabinhos’, até que finalmente encontrei, de uma forma que eu não imaginava, o tão sonhado Prazer em Amamentar”, diz a autora Grasielly Mariano.

 

Livros sobre amamentação

Da Gravidez À Amamentação – o Dia a Dia de um Importante Período de Nossas Vidas

De Marcus Renato Carvalho e Vitória Plamplona – Editora: Integrare

“Da gravidez à amamentação” reúne sugestões para ajudar a simplificar e viver bem todos os momentos que serão experimentados pelas mães durante esse período, geralmente envolvidas por dúvidas, questionamentos e certa insegurança, em que pese à confiança que o atual estágio da medicina possa oferecer nessa área. Além de apresentar práticos relatórios para o acompanhamento de consultas pré-natais e pediátricas, aqui você encontrará também depoimentos de homens e mulheres revelando como viveram esses momentos tão significativos na vida de todo casal. Em resumo, este livro é uma excelente fonte de informação para o presente e pode se transformar num útil e precioso registro que oriente futuras gestações.

 

Livros sobre amamentação

Mamãe Conta Tudo – Gravidez, Amamentação e o Recém-nascido

De Flavia Fiorillo – Editora: Dash Editora

Finalmente o bebê chegou. E agora? Como reprogramar a vida e a rotina para recebê-lo e cuidar para que tudo aconteça com o mínimo de ansiedade? Da gravidez aos desafios da amamentação, dos preparativos para a maternidade aos cuidados de higiene, o primeiro volume de Mamãe Conta Tudo traz dicas eficientes, com a compreensão do assunto que só uma supermãe, como Flavia Fiorillo, pode ter. Com jeito de bate-papo gostoso e humor sagaz, este livro orienta mamães, papais e afins a atravessar as delícias e as dores dos primeiros meses do bebê.

 

Cartilha da mãe trabalhadora que amamenta – Ministério da Saúde 2010

Livros sobre amamentação

Você pode gostar de ler:

Baixa produção de leite materno, por quê?

Como prevenir e tratar fissuras mamilares

Amamentação e trabalho: é possível?

Forma correta de amamentar

Amamentação e vacinas

10 dicas para ter sucesso na amamentação

VÍDEO: Como saber se seu filho está mamando bem?

Dicas de leitura para a gestante

 

placa-simone

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1510 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também