? Mães Amigas - Livros abordam adoção na visão da criança

Livros abordam adoção na visão da criança

23.05.2013

 

Dia 25 de maio é comemorado o dia nacional da adoção, data criada em 1996, no 1º Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção.

Há vários livros que abordam o tema, principalmente para as pessoas que buscam mais informações antes de tomar a decisão de adotar. Livros que falam sobre as leis, sobre a adoção do ponto de vista espiritual, psicológico e relatos de casos reais.

Vou citar três livros que tratam da adoção com uma visão infantil. De uma maneira leve, eles auxiliam a criança a entender sua história, falar e se expressar sobre a construção de sua família, além de ajudar a família a conversar e conviver com aspectos da adoção.

Conta de novo

 

CONTA DE NOVO – A HISTÓRIA DA NOITE EM QUE EU NASCI

De Jamie Lee Curtis

Editora Salamandra

Uma menina pede para a mãe contar a história da noite de seu nascimento. Uma história que ela sabe descrever em todos os detalhes o telefonema no meio da noite, o susto, a emoção, a pressa para chegar ao hospital, a viagem de avião… A menina repete de cor esta narrativa, enquanto ilustra, com desenhos e fotos, sua ‘árvore genealógica’… Delicado e simples, o livro celebra, com emoção e beleza, a chegada de uma criança, por adoção, em uma família que tanto a espera.

 

Manuela

 

MANUELA

De Regina Renno

Editora do Brasil

Manuela é uma menina que foi adotada muito pequena e, aos poucos, vai se dando conta que a cor de sua pele é diferente da de seus pais. A partir daí, a autora levanta questões importantes à família, de forma poética, ressaltando o respeito como fundamento essencial dessas relações.

 

um do outro

 

SOMOS UM DO OUTRO

De Todd Parr

Panda Books

Em Somos um do outro, o autor emociona ao mostrar a lei máxima da nova família: você precisa de amor e eu tenho amor para lhe dar. Todd Parr usa seu traço característico, aliado a frases emocionantes, para mostrar que a adoção é um grande ato de amor. Com uma abordagem delicada, Todd apresenta as diferentes composições de famílias: pai e mãe, pai solteiro, mãe solteira, duas mães ou dois pais e propõe uma reflexão sobre o preconceito.

 

Muitos outros livros com essa temática podem ser encontrados nas maiores livrarias e na internet. E para quem quiser se aprofundar mais no assunto pode encontrar muita informação através da Associação dos Pais Adotivos.

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1640 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm