Livros para o Dia dos Avós – 26 de Julho

23.07.2013

 

Você sabe por que dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós? Porque é nessa data que comemoramos o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus.

Segundo a história, no século I a.C, Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

É uma bela história para homenagear essas pessoas tão especiais que nos acompanham, que cuidam da gente e dos nossos filhos com muito carinho, sabedoria e experiência e que são indispensáveis à nossa vida.

Mas os avós hoje em dia não correspondem mais àquela figura de velhinhos sentados na cadeira de balanço esperando a vida passar. Hoje, esses jovens da terceira idade viajam, estudam, trabalham ativamente, estão conectados, participam da sociedade e, muitas vezes, são o suporte afetivo e financeiro para muitas famílias.

Para homenageá-los à altura, selecionei algumas dicas de livros para presentear e ler aconchegados no colo dos vovós!

 

a-arvore-entrecaminhos

A Árvore Entrecaminhos

O primeiro livro de uma trilogia conta a história de Sofia, uma menina que sempre adorou passar as férias com o avô, que vivia em um casarão no meio do bosque. Juntos, eles conversavam sobre mitos, lendas e até questões de física!

Só que o avô adoece de repente e Sofia vai lutar com todas as suas forças para recuperar a saúde do velhinho. O livro também está disponível para tablets.

De Janaina Tokitaka – Editora Escarlate

 

 

Vovô Verde

vovo-verde-lane-smith-livro

Conta a história de um bisavô que nasceu antes do surgimento dos computadores, dos celulares e até da televisão (pode apostar: seu bisavô também nasceu nessa época). De vez em quando, ele se esquece das coisas – só que o que ele não esquece está no jardim.

O livro termina com um belo pôster do jardim do bisavô.

De Lane Smith – Editora Companhia das Letrinhas

 

quando-eu-for-crianca-de-novo-capa

Quando eu for criança de novo

Amaia é uma garota de 8 anos que, depois de receber uma visita dos bisavós, descobriu que crianças e velhos são muito parecidos. Duvida? Então se liga no livro: Amaia enumerou 10 coisas que os bisavós fizeram durante a visita que, se você não soubesse de quem se trata, parecem que foram feitas por crianças.

De Eiana Martins – Editora Artes e Ofícios

 

 

meu-avo-tem-8-anos_capa

 

Meu avô tem oito anos

Domingo no Rio de Janeiro: dia de passear de bicicleta com a família! Os irmãos Miguel e Vítor e os seus pais, Renata e Júlio, estão dentro do carro, no meio de um trânsito caótico, quando descobrem que, na verdade, viajaram no tempo!

Os quatro foram parar no ano de 1938, quando o Rio de Janeiro era muito mais povoado por micos-leões dourados do que por pessoas. Nessa época, o avô dos meninos vivia em uma casa superlegal, em Copacabana, e só tinha oito anos!

De Sônia Travassos – Editora Globo

 

como-ser-baba-do-vovo-jean-reagan-lee-wildish450

 

Como ser babá do vovô

A história é narrada pelo neto, que compartilha várias dicas do planejamento e vivência do dia em que cuida do avô (ou vice-versa!).

A leitura é aconchegante e agradável, divertida e nada piegas. Muitos avós vão se identificar com a história.

De Jean Reagan – Editora Companhia das Letrinhas

 

 

vovo diferen

Veja, gente, que vovó diferente!

Ela anda pela cidade rodeada de sapos e morcegos (até leva os bichos ao cinema!), tem amigas meio estranhas e não se parece em nada com as tradicionais vovós (essas que curtem tricô e fazer guloseimas deliciosas).

Um dia a netinha cansou do visual maluco da avó (e do fato de ela usar uma vassoura para se locomover) e pediu para ela ser mais normal. Só que a avó não gostou muito da ideia…

De Tracey Corderoy – Editora Brinque Book

 

 

Você pode gostar de ler: Livros que abordam a adoção na visão das crianças e Livros para a chegada do irmãozinho

 

placa-simone

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1389 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também