Livros de Monteiro Lobato

13.11.2013 – Acredito que um dia todos nós já pegamos nas mãos um dos livros de Monteiro Lobato, se não pegou, já viu ou escutou alguém comentar. O escritor nasceu em Taubaté, em 18 de abril de 1882, e foi um dos primeiros autores de literatura infantil em nosso país e em toda América Latina.

O “Sitio do Picapau Amarelo” é uma de suas obras mais famosas na literatura infantil. Criou a “Editora Monteiro Lobato” e, mais tarde, a “Companhia Editora Nacional”; metade de suas obras é formada de literatura infantil.

A obra de Monteiro Lobato, na sua maior parte, é o resultado da reunião de textos escritos para jornais ou revistas. Comprometido com as grandes causas de seu tempo, engajou-se em campanhas por saúde, defesa do meio ambiente, reforma agrária e petróleo, entre outros temas que continuam atuais. Ele conquistava o público com artigos que despertavam a curiosidade, e que hoje, vistos de longe, estabelecem um retrato de época, um painel socioeconômico, político e cultural do período. Dono de estilo breve e enérgico, com uma boa dose de ironia, Monteiro Lobato utilizava uma linguagem clara e objetiva, compreensível ao grande público.

Abaixo, algumas obras deste querido escritor:

Livros de Monteiro Lobato

 

 

Reinações de Narizinho – Editora Globo

Este é o primeiro livro infantil escrito por Monteiro Lobato e que é, até hoje, um grande sucesso. São deliciosas aventuras que trazem todos os personagens que fizeram com que o escritor fosse considerado o maior escritor infantil brasileiro.

 

 

Livros de Monteiro Lobato

 

Caçadas de Pedrinho – Editora Globo

Nesta história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de Taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventuram numa caçada arriscada, divertida e cheia de surpresas.

 

Livros de Monteiro Lobato

 

 

Memórias de Emília – Editora Globo

Neste livro, Emília resolve colocar no papel todas as aventuras pelas quais passou durante sua existência. Para isso, ela tem a ajuda do Visconde de Sabugosa, que, conformado, ouve e toma nota de tudo o que ela diz. Com muita imaginação, a boneca de pano conta não só as coisas que aconteceram, mas também como bem entende, ou seja, com seu jeito “emiliano” se ser.

 

Livros de Monteiro Lobato

 

O poço do Visconde – Editora Globo

Novidades no Sítio do Picapau Amarelo. Agora a turma resolveu procurar petróleo no meio do pasto. Mas como cavar a rocha dura? Com a força do rinoceronte Quindim, a sabedoria do Visconde e as soluções sempre criativas da Emília, tudo é possível. Além de muitas descobertas, neste livro alguns conceitos foram atualizados e comentados para ajudar você a aprender coisas incríveis sobre geologia, a ciência que estuda os minerais, e o combustível que faz o mundo inteiro rodar.

 

Livros de Monteiro Lobato

 

Sítio do Picapau Amarelo – Meu Diário – Editora Globo

Nesta obra em forma de diário, ao mesmo tempo em que a criança escreve, desenha e cola suas próprias histórias e brincadeiras, ela passa a conhecer melhor os personagens do Sítio do Picapau Amarelo e suas aventuras e desejos.

 

 

 

Monteiro Lobato na TV:

O Sítio do Picapau Amarelo com certeza fez parte de sua infância. Se quiser relembrar as histórias e compartilhar com seus filhos a genialidade de Monteiro Lobato, você tem essa oportunidade pois o programa é reapresentado por algumas emissoras:

Futura – de domingo a domingo – 10h às 10h30 e das 19h às 19h30

TV Cultura – de segunda à sexta-feira – 19h30 às 20h

Gloob – de segunda à sexta-feira – 9h30 às 10h e das 19h às 19h30

EPTV – sábados das 8h05 às 8h15

 

Monteiro Lobato na rede:

Cidade de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato e outros Modernismos Brasileiros

sosaci.org

Projeto memória Monteiro Lobato

Biblioteca Infanto-Juvenil

 

Você pode gostar de ler:

Livros para conhecer o folclore brasileiro

Como contar uma história?!

Mamãe, como eu nasci?

Era uma vez… a história em quadrinhos!

 

placa-simone

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1472 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também