A lenda do Papai Noel

04.12.2013Papai Noel é uma lenda inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. Homem de bom coração, ele costumava deixar saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas, ajudando dessa maneira as pessoas carentes da época. Quando ingressou na vida religiosa, Nicolau doou todos os seus bens para os mais necessitados. Devido a vários relatos de milagres atribuídos a ele, Nicolau foi canonizado e virou santo, São Nicolau.

Sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, se espalhando por todo o mundo.

A princípio, até o final do século XIX, o Papai Noel era retratado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Foi em 1886 que o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho: roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto! Essa criação foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Mas foi em 1931 que a figura do Papai Noel de Vermelho fez sucesso pelo mundo todo e foi aprovado como se apresenta até hoje. Isso graças a uma campanha publicitária da Coca-Cola que mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Thomas Nast, que também eram as cores do refrigerante.

A figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que traz presentes na véspera do Natal para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele mora no Pólo Norte e, com seu trenó puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas.

Curiosidade:

O nome do bom velhinho em português, todos nós conhecemos, vamos ver como ele é conhecido em outras línguas?

Papai Noel Alemão:

Kriss Kringle (termo cuja tradução literal é Criança do Cristo)

Papai Noel Francês:

Pere Noel

Papai Noel Espanhol:

Papa Noel

Papai Noel Norte Americano:

Santa Claus

Papai Noel Inglês:

Father Christmas

Papai Noel Italiano:

Babbo Natale

Papai Noel Sueco:

Jultomten

Papai Noel Holandês:

Kerstman

Papai Noel Finlandês:

Joulupukki

Papai Noel Russo:

Grandfather Frost ou Baboushka

Papai Noel Italiano:

Babbo Natale

Papai Noel Japonês:

Para os poucos cristãos do Japão ele é conhecido como Jizo

Papai Noel Dinamarquês:

Julemand

 

Alguns livros de Papai Noel para as crianças se divertirem:

 

A lenda do Papai Noel

Papai Noel existe, mamãe?

De Graziela Domini – Editora Solisluna

Fantasia, sonho, surpresa, alegria… ingredientes fundamentais para uma infância saudável, que encontra um grande aliado no mito do Papai Noel. Mas chega o dia em que as crianças perguntam: Papai Noel existe, mamãe? O que responder? “Papai Noel existe, mamãe?” É uma história infantil que tenta colaborar para que as crianças de hoje possam, no futuro, ser adultos fundamentados na realidade, sem perder suas almas sonhadoras. É uma entre as muitas formas de tratar este tema com a delicadeza necessária e o critério exigido.

 

A lenda do Papai Noel

 

 

Papai Noel vem aí – corre, corre!

De Fiona Watt – Editora Usborne Nobel

Acompanhe o Papai Noel na noite de Natal, enquanto ele voa pelo céu entregando presentes para todos! Puxe o trenó para trás, coloque-o na pista e voe junto com o Papai Noel!

 

 

 

A lenda do Papai Noel

A aventura maluca do Papai Noel e do Coelho da Páscoa

De Meco Filho – Editora Vida e Consciência

Um livro que traz uma divertida história da amizade entre o Papai Noel e o Coelho da Páscoa. Ilustrações divertidas e coloridas vão aguçar a mente das crianças e tornar a leitura muito agradável. O leitor encontrará, também, divertidas sugestões de presentes para se dar e incentivar os amigos a fazerem o mesmo. Com ensinamentos diversos, o autor nos mostra que a vida faz tudo certo e nos dá tudo para que sejamos felizes.

 

 

A lenda do Papai Noel

A viagem de trenó do Papai Noel

De CMS Editora

A CMS Editora lança especialmente para a ocasião do Natal, dois títulos: “A OFICINA DO PAPAI NOEL”, cuja historinha conta como é realizada a fabricação dos brinquedos pelos duendes, a separação de acordo com o desejo de cada criança, bem como são embalados e ensacados na véspera do Natal, dia em que o bom velhinho sai para distribuí-los e “A VIAGEM DE TRENÓ DO PAPAI NOEL”, que relata os preparativos da viagem do Papai Noel, desde a alimentação das suas renas, a colocação dos presentes no trenó até a sua longa viagem pelo mundo. O bom velhinho e suas renas só retornam após terem feito a última entrega!

 

 

A lenda do Papai Noel

Cartas do Papai Noel

De J.R.R.Tolkien – Editora WMF

Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a comovente última carta para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as memoráveis cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edição primorosa. Todo mês de dezembro um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido:

Meus queridos meninos,
Este ano estou mais trêmulo do que normalmente. Culpa do Urso-Polar do Norte! Foi o maior estouro do mundo, e o fogo de artifício mais monstruoso que já houve. Fez o mastro do Polo Norte ficar preto!”

 

 

A lenda do Papai Noel

Quem tem medo do Papai Noel?

De Denise Joyce e Nancy Watkins – Editora Original

Ele é enorme, peludo e desajeitado. Veste-se com roupas estranhas e entra de mansinho na casa das pessoas à noite. Quem não teria medo do… Papai Noel?
Nada é mais típico no Natal do que criancinhas inocentes gritando de medo quando um desconhecido, vestido em trapos vermelhos, as coloca, aos berros e em lágrimas, em seu colo. Agora, esse rito de passagem tão antigo é comemorado com uma coleção hilária de mais de 250 fotos de crianças em visita à oficina do bom velhinho.
Quem tem medo do Papai Noel traz fotografias dos anos 1950 até hoje, e comentários bem-humorados a respeito das visitas ao assustador Papai Noel.

 

Você pode gostar de ler:

Papai Noel nos shoppings de Campinas (2013)

DIÁRIO DE MÃE: Então já é quase Natal…

Presenteie com livros!

Armas de brinquedo retiradas do comércio

Como contar uma história?!

 

placa-simone

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1358 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também