Leite de Soja X Leite Zero Lactose

23.08.2016 – Como eu já comentei algumas vezes, tenho a chamada Doença de Crohn, e a minha restrição alimentar vai além da proibição do glúten. Eu também não posso ingerir lactose em grande quantidade, pois ela inflama o meu intestino, e a absorção dos nutrientes fica prejudicada. Com isso, obrigatoriamente, preciso evitar “o leite” na minha alimentação.

O que vou escrever aqui é o meu aprendizado ao longo desses nove anos de restrição alimentar para o meu caso. E vale ressaltar a importância de conversar com o seu médico nutrólogo ou nutricionista antes dequalquer escolha ou restrição alimentar.

Leite de Soja X Leite Zero Lactose?

Muitas pessoas acham que a descrição “zero lactose” significa “zero leite”. CUIDADO! Quando na embalagem de um produto está escrito “zero lactose” significa que aquele alimento não contém lactose na sua composição, porém ele pode ter leite (e a enzima lactase, que ajuda a “digerir” a lactose – podendo, então, ser consumido por quem tem intolerância) e pode ter ainda na composição a proteína do leite – o que não é interessante para quem ter alergia à proteína do leite de vaca. Se esse é seu caso,as bebidas vegetais podem ser uma opção.

Entre as bebidas vegetais,as opções mais fáceis de encontrar são soja, amêndoa, castanha, coco, arroz e aveia (sem glúten).  Já experimentei todas e, tirando o leite sem lactose, a única que, na minha opinião, se assemelha mais ao “café com leite” é a bebida à base de soja. Essa última fez parte da minha vida com exclusividade por seis anos, e eu garanto que você se acostuma com o sabor característico da soja.

Outro ponto que gosto de ressaltar é que a soja é um dos únicos alimentos de origem vegetal que apresentam a proteína completa, assim como as proteínas animais. Ou seja, ela contém os nove aminoácidos essenciais em quantidade suficiente para atender às necessidades humanas.

Muitas pessoas se preocupam com a quantidade de cálcio da bebida,e têm razão em olhar para essa informação, porque essas bebidas geralmente substituem o leite, que é uma das principais fontes de cálcio na alimentação. O bom é que algumas marcas enriquecem a bebida com cálcio,mas vale sempre olhar os rótulos para confirmar.

Estou em uma fase em que o meu maior desejo é ter uma alimentação saudável e ver o meu corpo funcionando bem. Fazer boas escolhas tem sido a minha missão. Estude o seu corpo, busque orientação profissional e descubra os alimentos que farão com que seus dias tragam mais disposição e o bem-estar que você precisa.

Cuide de você para que o seu filho aprenda a fazer o mesmo por ele no futuro!

selo-publieditorial

 

 

Michelle Occiuzzi

Escrito por: Michelle Occiuzzi

Confira os 61 posts publicados pela Michelle Occiuzzi

Veja Também