Leite de Soja X Leite Zero Lactose

23.08.2016 – Como eu j√° comentei algumas vezes, tenho a chamada Doen√ßa de Crohn, e a minha restri√ß√£o alimentar vai al√©m da proibi√ß√£o do gl√ļten. Eu tamb√©m n√£o posso ingerir lactose em grande quantidade, pois ela inflama o meu intestino, e a absor√ß√£o dos nutrientes fica prejudicada. Com isso, obrigatoriamente, preciso evitar “o leite” na minha alimenta√ß√£o.

O que vou escrever aqui √© o meu aprendizado ao longo desses nove anos de restri√ß√£o alimentar para o meu caso. E vale ressaltar a import√Ęncia de conversar com o seu m√©dico nutr√≥logo ou nutricionista antes dequalquer escolha ou restri√ß√£o alimentar.

Leite de Soja X Leite Zero Lactose?

Muitas pessoas acham que a descri√ß√£o “zero lactose” significa “zero leite”. CUIDADO! Quando na embalagem de um produto est√° escrito ‚Äúzero lactose‚ÄĚ significa que aquele alimento n√£o cont√©m lactose na sua composi√ß√£o, por√©m ele pode ter leite (e a enzima lactase, que ajuda a ‚Äúdigerir‚ÄĚ a lactose ‚Äď podendo, ent√£o, ser consumido por quem tem intoler√Ęncia) e pode ter ainda na composi√ß√£o a prote√≠na do leite ‚Äď o que n√£o √© interessante para quem ter alergia √† prote√≠na do leite de vaca. Se esse √© seu caso,as bebidas vegetais podem ser uma op√ß√£o.

Entre as bebidas vegetais,as op√ß√Ķes mais f√°ceis de encontrar s√£o soja, am√™ndoa, castanha, coco, arroz e aveia (sem gl√ļten).¬† J√° experimentei todas e, tirando o leite sem lactose, a √ļnica que, na minha opini√£o, se assemelha mais ao ‚Äúcaf√© com leite‚ÄĚ √© a bebida √† base de soja. Essa √ļltima fez parte da minha vida com exclusividade por seis anos, e eu garanto que voc√™ se acostuma com o sabor caracter√≠stico da soja.

Outro ponto que gosto de ressaltar √© que a soja √© um dos √ļnicos alimentos de origem vegetal que apresentam a prote√≠na completa, assim como as prote√≠nas animais. Ou seja, ela cont√©m os nove amino√°cidos essenciais em quantidade suficiente para atender √†s necessidades humanas.

Muitas pessoas se preocupam com a quantidade de cálcio da bebida,e têm razão em olhar para essa informação, porque essas bebidas geralmente substituem o leite, que é uma das principais fontes de cálcio na alimentação. O bom é que algumas marcas enriquecem a bebida com cálcio,mas vale sempre olhar os rótulos para confirmar.

Estou em uma fase em que o meu maior desejo é ter uma alimentação saudável e ver o meu corpo funcionando bem. Fazer boas escolhas tem sido a minha missão. Estude o seu corpo, busque orientação profissional e descubra os alimentos que farão com que seus dias tragam mais disposição e o bem-estar que você precisa.

Cuide de você para que o seu filho aprenda a fazer o mesmo por ele no futuro!

selo-publieditorial

 

 

Michelle Occiuzzi

Escrito por: Michelle Occiuzzi

Confira os 64 posts publicados pela Michelle Occiuzzi

Veja Também