Introduzir alimentos sólidos para o bebê

12.12.2013 – Para que uma criança comece a falar, é preciso que, além de fatores sociais e ambientais, a criança tenha um bom desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios, ou seja, que as estruturas e os músculos que utilizamos para falar (lábios, língua, bochechas e céu da boca) estejam funcionando de forma adequada. Essas estruturas e os músculos modelam a fala e determinam como o som será emitido. Por exemplo, quando abrimos a boca e emitimos um som, é produzido um “a” e quando fazemos um bico com os lábios, sai um “u”.

Os primeiros movimentos que um bebê realiza com esses órgãos (estruturas e músculos) são a sucção e a deglutição. A sucção no início é reflexa e é acionada pelo contato dos lábios do bebê com o mamilo. A deglutição é o ato de engolir, ou seja, é fazer com que o leite ou o bolo alimentar passem da boca para o estômago. Durante a sucção, o bebê realiza movimentos fundamentais para exercitar a musculatura da face e para o correto desenvolvimento da mandíbula e de todas as estruturas da face.

alimentos sólidosÉ muito importante que os pais ofereçam os alimentos corretamente para o bebê. Até 6 meses de idade, ele pode apenas ingerir leite materno, sem necessidade de tomar outros líquidos.

De 6 a 8 meses, o bebê pode tomar leite, água ou suco diretamente do copo.

A partir dos 7 meses, ele pode comer alimentos sólidos, no início deve ser amassado, mas depois não há necessidade de amassar ou peneirar. Nunca bata o alimento no liquidificador.

Portanto, com o surgimento dos dentes, aparecem os primeiros indícios do processo de mastigação e é comum que as mães comecem a dar pedaços de bolacha ou de pão para o bebê iniciar com os alimentos sólidos.

Com um ano, a criança deve ser alimentada com sólidos e, aos 18 meses, ter uma dieta semelhante a do adulto.

O ato de mastigar vai auxiliar bastante no desenvolvimento das estruturas e na musculatura da face, evitando alterações na motricidade oral.

Na próxima matéria, vamos falar das alterações que ocorrem na motricidade oral nessa faixa etária e porque elas ocorrem. As alterações na motricidade podem interferir no desenvolvimento da fala e no crescimento global do bebê.

 

Você pode gostar de ler:

Tudo sobre bebês e papinhas

Amamentar facilita a produção da fala?

Como se inicia a fala do bebê

O sono do bebê

Como fazer papinha de fruta cozida

Introdução de sucos e frutas à dieta do bebê

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também