Introdução de sucos e frutas à dieta do bebê

26.04.2013 – A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o ALEITAMENTO MATERNO exclusivo até a criança ter 6 meses. Depois dessa idade, o leite materno não contém mais todos os nutrientes de que o bebê precisa, sendo necessário acrescentar novos alimentos para completar a dieta.

Para iniciar essa nova fase de alimentação, podemos começar apresentando as frutas e sucos! Na parte da manhã, depois da primeira mamada do dia, você pode oferecer uma dose bem pequena de suco (por volta de 30 ml) com uma colherinha de plástico ou silicone. Caso seu filho já tome mamadeiras, você pode usar uma para o suco também, mas nesse caso é preciso coá-lo. Bebês que mamam no peito às vezes rejeitam o bico da mamadeira.

Não acrescente açúcar ou água e prefira frutas naturalmente mais doces e menos ácidas (como a laranja lima). Acrescente um alimento por vez e aguarde alguns dias para oferecer outro ou misturar, assim você poderá avaliar se houve alguma reação alérgica.

maes amigas_Yasmin_sucoCerca de 10 a 15 dias depois de incluir o suco na vida do seu bebê, já é hora de acrescentar um lanche no cardápio dele, antes da mamada da tarde. E aí, não tem segredo. Banana amassada, maçã raspada, mamão. Procure respeitar a vontade e o apetite do pequeno. Não insista mais de três vezes se ele virar o rosto e deixe que ele interaja com os alimentos. Lambuzar a roupa e tudo o que estiver em volta faz parte desse período de iniciação à vida de gourmet.

Não se preocupe se o bebê fizer cara feia ou recusar um novo alimento. Muitas vezes, a criança só vai aceitar o novo alimento depois da décima tentativa de apresentação. Assim, se ela não beber o suco hoje, tente novamente no dia seguinte.

Que tal um suquinho muito nutritivo para o seu bebê?

 

Suco nutritivo

Ingredientes:
– 1 copo médio de suco de laranja lima

– 1/4 de beterraba crua

– 2 colheres (sopa) de cenoura crua

– 1/4 de colher (sopa) de folhas de hortelã

 

Modo de preparo:

Retire a casca da beterraba e da cenoura. Bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto!

 

Placa-colunistas-carol

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1278 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também