A importância da higiene nasal diária

06.02.17 – Higienização nasal é vida! Sempre divulgo nas redes sociais como considero importante criar esse hábito desde pequenininho. Lavar o nariz com frequência, e em todas as idades, previne diversas doenças e, principalmente, infecções respiratórias, além de ser simples, rápido e barato.

A importância da higiene nasal diária

As vias respiratórias são um dos grandes aliados do organismo contra infecções. Capazes de promover uma auto limpeza, elas absorvem parte das impurezas presentes no ar, como ácaros, poluentes e bactérias. Mas apesar de todo o processo de absorção que ocorre no nariz e garganta, um pouco do muco produzido pode ficar retido, formando crostas nasais, que podem causar alergias e infecções respiratórias.

Os descongestionantes nasais são muito importantes na higiene e lavagem nasal frequente, pois evitam problemas respiratórios em qualquer idade.

A higiene nasal diária é responsável por manter a limpeza do nariz, já que melhora a hidratação do muco e facilita sua drenagem para a garganta, onde é absorvido com a saliva. Parece um pouco nojento ao ler, mas quanto mais livre e limpo estiver o nariz, melhor será a qualidade do ar que chega aos pulmões.

O resultado é a diminuição da concentração de poluentes e o alívio de sintomas comuns, como a sensação de nariz entupido e rinite alérgica, por exemplo. Além disso, o hábito de fazer a lavagem com soluções salinas melhora a qualidade do sono e da respiração, os sintomas da coriza recorrente, da congestão nasal noturna, da tosse e coceiras na garganta.

Existem diversos formatos de “sorinho de nariz”, dentre eles:

Soro em Flaconete:

Os flaconetes de soro vem em doses individuais e são descartáveis. Cada flaconete equivale a uma dose de 10ml.

Soro em Gotas:

Indicado para recém-nascidos e bebês de colo. Pode facilitar na respiração durante o sono e as mamadas. Possui exclusiva capa protetora no aplicador que garante maior higiene. Na aplicação é preciso inclinar a cabeça da criança para trás e injetar a dosagem de uma só vez, para garantir a limpeza. Lembrando sempre de não colocar o conta-gotas ou seringa novamente no frasco de soro. O correto é higieniza-lo antes.

Soro Spray Infantil:

Indicado para crianças. A versão em spray apresenta um jato suave para o nariz delicado das crianças. Na aplicação a criança deve ficar sentada e com o queixo para baixo, assim o soro alcança melhor todas regiões do nariz.

Soro Spray

O soro tradicional em spray é indicado para adultos e adolescentes, uma vez que o jato é mais forte.

Soro de Jato Contínuo

O diferencial é o jato. É chamado de jato contínuo pois ele não é um spray que funciona com borrifadas, pelo contrário, o soro sai em um jato contínuo, sem parar enquanto você o aperta.

A importância da higiene nasal diária
Recebido por: Rinosoro e adaptado por Mães Amigas 

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1330 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também