Homeschooling: Eu Ensino Minha Filha em Casa

Homeschooling: Eu Ensino Minha Filha em Casa

 

Natália de Almeida Santos
Mãe da Helena, 1 ano e 9 meses

♥ “Os frutos que minha família tem colhido, são maiores que qualquer desafio que podemos enfrentar”

 

Homeschooling: Eu Ensino Minha Filha em Casa

Tenho uma filha de 21 meses, chamada Helena, e foi através dela que eu conheci o homeschooling. Afinal o que é isso? Bom, o homeschooling é uma modalidade de ensino onde os pais da criança ou seus tutores passam a ter total responsabilidade de sua educação. No Brasil, é mais conhecido como Educação Domiciliar ou Ensino Doméstico. Ainda é um assunto polêmico por aqui, mas de acordo com a Aned (Associação Nacional de Educação Domiciliar), atualmente, há 3.200 famílias, com cerca de 6 mil crianças e adolescentes, utilizando esse método de ensino, mais da metade nas regiões Sudeste e Sul.

Mas, hoje não vim para falar de números rs, e sim para contar o porque me tornei uma mãe homeschooler e o que tenho aprendido nesse tempo com o ensino domiciliar.

Quando Helena completou um ano, começei a pensar em colocá-la na escola. Como uma escola particular era inviável no momento, fui atrás de uma vaga em uma creche municipal. Quando cheguei lá, me deparei com uma cena na qual fiquei assustada. Confesso que, fui embora triste e pensativa de estar tomando essa decisão (normal para qualquer mãe, afinal não é algo tão simples rs).

Depois disso, procurei várias formas de fazer o que era melhor para minha filha, mas nada estava dando certo. Até que eu e meu marido chegamos a conclusão de que a melhor escolha para nossa família, seria o homeschooling, e trabalhariamos juntos nessa missão.

A princípio quando comecei a ler sobre o assunto, achei uma loucura e tive um certo preconceito. Mas, acabei percebendo que já estava fazendo o Homeschooling em casa sem saber rs. Foi ai que eu comecei a dedicar meu tempo a isso, estudando, procurando grupos de apoio, e acabei me apaixonando.

Foi incrível como nosso vínculo aumentou! Acredito que foi porque pela primeira vez, eu estava vivendo a maternidade de uma forma mais leve e consciente. Mas, é claro que nem tudo são flores, a cada dia tenho que superar novos desafios… Mas, os frutos que minha família tem colhido, são maiores que qualquer desafio que podemos enfrentar.

Hoje eu entendo que independente do método de ensino que eu escolha para Helena, nada substituirá minha presença, estar por inteiro é o melhor presente que eu posso dar a ela!

Homeschooling: Eu Ensino Minha Filha em Casa

 

Confira Também:

Homeschooling: Escola dentro de casa

Montessori – metodologia de ensino

Sociointeracionismo – metodologia de ensino

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1496 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também