Gostinho da Expoflora na sua casa

Olá meninas, tudo bem?
Depois de tantos sorteios, algumas de vocês devem ter ido à Expoflora e provado das delícias que lá estão sendo vendidas. Mas sei também que muitas mães, como a Helena Véspero Pazzetti, não vão encarar a jornada de flores e muita caminhada, principalmente acompanhadas dos pequenos.
Mas não vou deixar vocês de fora da culinária Holandesa, apenas passando vontade. Hoje, trago aqui, a receita do doce chamado de Vaso de Flor. Na matéria sobre o passeio falei sobre ele e sei que deixei muita gente com água na boca. Além de lindo, ele é delicioso e foi criado especialmente para o evento deste ano. A flor da foto é enfeite e o doce pode ser reproduzido em tamanho família, também.
Doce Vaso de Flor
Com raízes e inspirações holandesas, o Vaso de Flor não é difícil de fazer, mas um pouco trabalhoso, já que são 3 etapas. Só que não quero ninguém intimidada por isso. Empolgação e mãos na massa.
Vaso de Flor
1. Ingredientes

Recheio de chocolate1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de creme de leite
Creme500 ml de leite
4 gemas
4 colheres de farinha de trigo peneirada
5 colheres de açúcar
Essência de baunilha (a gosto)
Chantilly
Base3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 1/2 xícara de leite de coco
1 1/2 xícara de coco ralado
Biscoito de chocolate triturado
2. Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes do recheio de chocolate na panela, exceto o creme de leite, e misture bem. Deixe em fogo baixo por 10 minutos ou até que solte do fundo da panela. Proceda como um brigadeiro. Mexa sempre com a ajuda de uma colher de pau. Adicione, então, o creme de leite e deixe esfriar. Reserve.

 

Creme: Junte os ingredientes (exceto o chantilly) e leve ao fogo baixo, mexendo bem até engrossar. Deixe esfriar e misture com o chantilly.

Base:
 Numa tigela bata os ovos, o leite, a manteiga e o açúcar até que a mistura fique homogênea. Acrescente o coco ralado, já hidratado no leite de coco, a farinha de trigo e misture bem. Adicione o fermento e misture. Coloque o preparo em uma fôrma já untada e enfarinhada e leve ao forno por 30 minutos a 180ºC. Deixe esfriar.
3. Montagem

Se quiser seguir com o vasinho de flor, com ajuda de um cortador redondo, corte um pedaço da base de coco e coloque no fundo do cachepot limpo (de alumínio e higienizado). Coloque o recheio de chocolate até atingir 2/3 do vaso. Acrescente o creme e finalize com biscoito picado. Para decorar, insira no centro do doce um ramo de flor acondicionado em um tubo especial, higienizado e com água filtrada.
Se preferir, faça em um pirex grande, acomodando as camadas, como na explicação anterior.
Espero que tenham gostado. E já sabem: quando fizerem, não deixem de comentar!!!
Beijos e até a próxima quarta-feira.
Curta a nossa página do Facebook
tais-picchi
@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1598 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também