Forma correta de amamentar

06.09.2013 – Para as atuais e futuras mamães, recebi recentemente uma mensagem (abaixo) sobre as atuais recomendações do Ministério da Saúde sobre a forma correta de amamentar. A matéria está muito boa e vale a pena ler, pois, em uma linguagem acessível, eles apresentam os benefícios do aleitamento materno e a forma adequada de se realizar a amamentação. Esse último fato é importante: embora as mulheres saibam sobre a importância da amamentação, nem sempre há uma orientação adequada sobre as melhores formas de se amamentar.

Por que amamentar?

O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, fortalece o vínculo mãe/bebê, favorece o desenvolvimento de linguagem (como já expliquei em “Amamentar facilita a produção da fala?) e desenvolve as estruturas da boca envolvidas com o ato de sugar. Além disso, o leite materno é uma importante fonte de energia, acalma o bebê, evita infecções, é rico em vitamina A (importante para a visão) e importante para o desenvolvimento do Sistema Nervoso.

Qual a melhor posição para amamentar?

A mãe deve estar confortável, apoiando pés, braços e costas. Todo o corpo da criança fica encostado no corpo da mãe e de frente para ela, a barriga voltada para o corpo da mãe, com a cabeça e a coluna em linha reta, no mesmo eixo. A boca fica reta para o bico do peito. A mulher apoia com o braço e mão o corpo e o “bumbum” do bebê.

O bebê pode fica com a cabeça ligeiramente mais elevada, para evitar que o leite escorra para a tuba auditiva, causando infecções de ouvido. Muitas das otites que acontecem nos primeiros anos de vida são devidas ao posicionamento do bebê na hora de mamar (no seio materno ou na mamadeira).

A mãe pode ficar deitada, sentada ou em pé. O importante é que ela e o bebê estejam confortáveis. O momento requer calma, para não apressar o bebê.

Uma boa dica é encostar o bico do peito na boca do bebê, para ele virar a cabeça, o chamado reflexo da busca. Ele sozinho sabe como fazer isto. O filho é levado ao peito e não o contrário. O bebê, abocanhando a maior parte da aréola, suga mais leite e evita rachaduras. A mãe deve ouvir o ritmo cadenciado de sucção, deglutição e pausa.

Como eu sei se o bebê pegou o seio corretamente?

O queixo fica encostado na mama. A boca da criança fica bem aberta, pegando toda a aréola. Pode-se ver a criança engolindo lenta e profundamente. A mãe não deve sentir dor.

Caso tenham dúvidas, acessem esse site do Ministério da Saúde para mais explicações, clique aqui.

 

Você poderá gostar de ler: Dicas para mães de primeira viagem e Como perder peso após o parto

 

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também