? M√£es Amigas - Forma correta de amamentar

Forma correta de amamentar

06.09.2013¬†– Para as atuais e futuras mam√£es, recebi recentemente uma mensagem (abaixo) sobre as atuais recomenda√ß√Ķes do Minist√©rio da Sa√ļde sobre a forma correta de amamentar. A mat√©ria est√° muito boa e vale a pena ler, pois, em uma linguagem acess√≠vel, eles apresentam os benef√≠cios do aleitamento materno e a forma adequada de se realizar a amamenta√ß√£o. Esse √ļltimo fato √© importante: embora as mulheres saibam sobre a import√Ęncia da amamenta√ß√£o, nem sempre h√° uma orienta√ß√£o adequada sobre as melhores formas de se amamentar.

Por que amamentar?

O leite materno √© o alimento mais completo que existe para o beb√™, fortalece o v√≠nculo m√£e/beb√™, favorece o desenvolvimento de linguagem (como j√° expliquei em ‚ÄúAmamentar facilita a produ√ß√£o da fala?‚ÄĚ) e desenvolve as estruturas da boca envolvidas com o ato de sugar. Al√©m disso, o leite materno √© uma importante fonte de energia, acalma o beb√™, evita infec√ß√Ķes, √© rico em vitamina A (importante para a vis√£o) e importante para o desenvolvimento do Sistema Nervoso.

Qual a melhor posição para amamentar?

A m√£e deve estar confort√°vel, apoiando p√©s, bra√ßos e costas. Todo o corpo da crian√ßa fica encostado no corpo da m√£e e de frente para ela, a barriga voltada para o corpo da m√£e, com a cabe√ßa e a coluna em linha reta, no mesmo eixo. A boca fica reta para o bico do peito. A mulher apoia com o bra√ßo e m√£o o corpo e o ‚Äúbumbum‚ÄĚ do beb√™.

O beb√™ pode fica com a cabe√ßa ligeiramente mais elevada, para evitar que o leite escorra para a tuba auditiva, causando infec√ß√Ķes de ouvido. Muitas das otites que acontecem nos primeiros anos de vida s√£o devidas ao posicionamento do beb√™ na hora de mamar (no seio materno ou na mamadeira).

A mãe pode ficar deitada, sentada ou em pé. O importante é que ela e o bebê estejam confortáveis. O momento requer calma, para não apressar o bebê.

Uma boa dica é encostar o bico do peito na boca do bebê, para ele virar a cabeça, o chamado reflexo da busca. Ele sozinho sabe como fazer isto. O filho é levado ao peito e não o contrário. O bebê, abocanhando a maior parte da aréola, suga mais leite e evita rachaduras. A mãe deve ouvir o ritmo cadenciado de sucção, deglutição e pausa.

Como eu sei se o bebê pegou o seio corretamente?

O queixo fica encostado na mama. A boca da criança fica bem aberta, pegando toda a aréola. Pode-se ver a criança engolindo lenta e profundamente. A mãe não deve sentir dor.

Caso tenham d√ļvidas, acessem esse site do Minist√©rio da Sa√ļde para mais explica√ß√Ķes, clique aqui.

 

Você poderá gostar de ler: Dicas para mães de primeira viagem e Como perder peso após o parto

 

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Tambťm
ÔĽŅ