Meu filho dorme de boca aberta

22.10.2013 – Resfriado, alergia, presença de adenoide podem fazer uma criança respirar pela boca, principalmente à noite, para dormir. Entretanto, esse período de respiração oral deve ser curto, somente enquanto persistir o problema, pois o normal para todos nós é respirar pelo nariz.

Desde que o bebê nasce ele deve respirar pelo nariz. O nariz é a via respiratória preferida, pois permite o aquecimento, umidificação e filtração do ar que chega aos pulmões. Entretanto, muitas crianças apresentam uma respiração mista, isto é, às vezes respiram pelo nariz e às vezes respiram pela boca. As causas podem ser muitas, tais como problemas anatômicos, desvio de septo ou crescimento da adenoide; malformações; fatores inflamatórios; infecções; etc.

Meu filho dorme de boca abertaA respiração oral pode gerar uma série de distúrbios no funcionamento do sistema respiratório, afeta a qualidade de vida da criança e influencia no crescimento e desenvolvimento do crânio e da face. Além disso, as crianças que respiram pela boca podem apresentar ronco e em casos mais graves, chegam a ter apneia obstrutiva (interrupção da passagem do ar nas vias aéreas superiores). O respirador oral apresenta sono bastante desconfortável, acorda muitas vezes durante a noite, tem pesadelos.

Na escola, a criança apresenta cansaço, pois não dorme bem à noite; e pode ter dificuldades de aprendizagem.

Cabe ao médico otorrinolaringologista a avaliação de uma possível causa de obstrução nasal. É importante que o médico possa fazer um diagnóstico diferencial, pesquisando se a respiração oral é devida a um problema das vias aéreas, ou de um hábito desenvolvido pela criança ou de uma alteração da estrutura craniofacial.

A entrevista com a mãe ou com os pais é importante para que o médico possa colher todas as informações relevantes e juntamente com exame clínico e outros exames complementares, chegar a uma conclusão. Em muitos casos, é necessário um trabalho específico com um fonoaudiólogo, para auxiliar a criança a aprender novamente a respirar pelo nariz.

 

Você pode gostar de ler:

Meu filho está gaguejando, o que fazer?

Como se inicia a fala do bebê

Saiba se seu filho está se desenvolvendo corretamente

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também