Férias: montando cenários sem sair de casa

21.01.2014 – As férias estão no fim, mas agora (mais do que nunca) as mães precisam ativar a criatividade. Que tal fechar esse período de férias montando cenários sem sair de casa?

Quando eu era criança, eu esperava ansiosamente pelas férias, era ruim ficar longe dos amiguinhos, mas o que eu tanto esperava era poder viajar para a casa da vó. Além de ser avó, ela morava uma casa beeem espaçosa e isso, para quem morava em apartamento, era o máximo!

Naquela época, eu fica horas brincando de Barbie com a minha irmã, na verdade eram horas montando a casinha no quintal e uma hora brincando efetivamente. Lembro até hoje o dia que eu montei a casinha, olhei para tudo aquilo e, de repente, percebi que não conseguia mais imaginar, imaginar que eu era a Barbie e que aquela era minha casinha, foi aí que eu parei de brincar de boneca. Acho que eu deveria ter uns 12 ou 13 anos.

E eu acho que o que nos diferencia no brincar com as crianças, antes de tudo, é a capacidade que elas têm de imaginar e de permanecer no mundo imaginário por horas.

download

Imaginar permite viajar para outros lugares, ficar velho, virar um bebê, ser rico, pobre, tudo sem sair do lugar.

A proposta que estamos trazendo hoje tem a ver com o mundo da imaginação, é como viajar ao ler um livro, mas já quero avisar: vai fazer bagunça! A ideia é recriar ambientes que gostamos muito, só que dentro de casa ou no quintal, ou seja, vale para dias de sol ou chuva. Já pensou poder brincar na praia sem sair de casa?

Para começar, pensem juntos um lugar muito bacana que vocês gostariam de estar. Pode ser a praia, uma floresta, um acampamento, um avião ou até no supermercado. Para a brincadeira ser legal é importante deixar que a criança colete acessórios “reais” dentro de casa para compor o cenário.

Junte os objetos relacionados e improvise muito com lençóis, toalhas coloridas, papelão e almofadas. Vá montando as coisas com as crianças e depois, brinque neste ambiente fazendo coisas que só faríamos neste lugar.

Eu adorei uma instalação divulgada pela Melissa e Doug, eles montaram uma praia dentro de casa utilizando objetos de verdade e vai dizer, quanta coisa que podemos fazer quando estamos na praia?

Vejam que bacana o resultado! Cadeiras de praia, lençol para fazer o mar, bichinhos de pelúcia fazendo papel dos animais, blocos para simular a areia e até snorkel!!

Fonte: Melissa e Doug

 

Duas idéias bacanas que podem prolongar a brincadeira: deixar o cenário montando para brincar no dia seguinte e propor atividades complementares como fazer peixinhos de papel, pintar o oceano num papel bem grande, cozinhar comidinhas de praia (milho verde, queijo coalho, fazer raspadinha etc.) A brincadeira pode ir looonge e você mantém as crianças entretidas sem sair de casa.

Coletamos outras idéias bacanas para você se inspirar!

 

Aproveitamos para desejar um ótimo ano novo, cheio de muita criatividade e diversão para a família. Boa brincadeira e até a próxima!!!

Você poderá gostar de ler

 

Férias: Brincadeiras fáceis e simples

Hora do banho é hora de brincar… de ler!

Mariana Granato Barbosa

Escrito por: Mariana Granato Barbosa

Confira os 16 posts publicados pela Mariana Granato Barbosa

Veja Também