Faça você mesmo: Brinquedos criativos para o dia das crianças

11.10.16 – Quem disse que não da para se divertir em casa? Separamos diversos brinquedos e experiências que podem ser feitos em casa e sem dúvidas garantir a diversão da criançada nesse dia das crianças!! Bora liberar a criatividade! Essas atividades são ótimas para se aproximar dos pequenos!

Faça você mesmo: Brinquedos criativos para o dia das crianças

1) Geleca Caseira

faca voce mesmo

Seu filho gosta de brincar com massinhas?? Descobrimos uma receitinha mágica para fazer geleca em casa junto com os filhos. Ela fica semelhante a amoeba e é super fácil de fazer. Além disso ela é ótima para as crianças que estão desenvolvendo a fase sensorial, mas cuidado… Se ela cair no tapete não sai nunca mais kkkk!

Materiais:
1 tubo de cola escolar líquida (aproximadamente 147 ml)
1/2 ou 3/4 de xícara de amido líquido
Tinta à base de água ou corantes alimentícios
Purpurina de várias cores

Modo de fazer:
Adicione a cola em uma tigela e acrescente o corante e a purpurina. Mexa bem. Adicione aos poucos o amido de milho e vá misturando. Você vai observar uma mudança na consistência, a partir dai já pode misturar com a mão. Vá esticando a massa para ver se ela chegou na consistência desejada. É preciso tomar cuidado para não adicionar muito amido pois ele pode perder a elasticidade. Prontinho, agora é só brincar!!

                                                                                                                            Retirado de: Just Real Moms


Leite psicodélico

faca voce mesmo

Com certeza vocês conhecem essa experiência, ela é muito divertida, as crianças vão amar o efeito das cores no leite!!

Materiais:
Um prato
Leite
Corantes alimentícios
Detergente líquido para lavar louças

Modo de fazer:
Coloque o leite no prato
Adicione gotas dos corantes alimentícios de diferentes cores no leite
Pingue 1 gota de detergente líquido no meio do leite e observe o efeito resultante.Continue pingando o detergente em diferentes partes do leite. Essa parte também pode ser feita molhando um palito de dente no detergente e tocando em diferentes pontos da superfície do leite.

Retirado de: Brasil escola

Jogo Cai ou não cai caseiro

faca voce mesmo

As mamães e os papais devem conhecer esse brinquedo!! Ele já fez muito sucesso e até hoje é muito divertido. Da para brincar com várias pessoas é simples de fazer e reciclável!!

Materiais: 
1 garrafa plástica
Palitos de churrasco
Bolinhas de gude
1 chave Philips

Modo de fazer:
O primeiro passo é furar a garrafa utilizando a chave Philips, se preferir passe uma fita adesiva para marcar certinho onde ficarão os furos. Em seguida, seu filho pode ajudar passando os palitos de churrasco pelos furinhos, se achar necessário, corte a ponta dos palitos com uma tesoura afiada. Os palitos devem cruzar a garrafa. Por fim é só colocar as bolinhas de gude em cima dos palitos agora é só jogar e ve

Retirado de: Tempo Junto

Porta lápis Lego

faca voce mesmo

Aprenda a fazer um lindo porta lápis em formato dos bonecos Lego!!

Materiais:
Potinho de papinha de neném ou algum semelhante
Tinta amarela
Caneta permanente preta

Modo de fazer:
Limpe bem o potinho e seque. Depois coloque um pouco de tinta amarela dentro dele, sacuda o potinho para que a tinta se espalhe por dentro, escorra o excesso e deixe secar. Agora é só usar a criatividade e fazer o rostinho com a canetinha permanente e está pronto o porta lapis mais legal!!

Retirado de: Estéfi Machado

 

Cofrinho de porquinho caseiro

faca voce mesmo

Ah os tradicionais cofres de porquinho, quem nunca teve um? Essa é uma ótima opção de diversão pra criançada e também pra começar a ensinar a criança a guardar seu próprio dinheirinho

Materiais:
Água
papel higiênico
bexiga
Pacote de gesso (gesso tipo rápido)

Veja o passo a passo nesse vídeo do Manual do Mundo feito pelo Ibere:

Retirado de: Manual do mundo

 

Spray anti-monstros!

spray anti mosntro

Olha que ideia genial que encontramos no site da Estefi Machado!! Qual é a criança que não sente medo? Essa é uma maneira ótima para convencer os pequenos que não haverá mais monstros

Materiais: 
Um recipiente borifador
Purpurina, glitter, lantejoulas e estrelinhas
Uma essência de lavanda, alfazema ou qualquer uma que acalme
Papéis e canetas coloridas pra os rótulos

Modo de fazer:
No borrifador adicione água e acrescente os demais materiais. Uma dica que ela dá é incentivar o filho a falar do medo enquanto estão produzindo o spray, convence-lo de que o spray vai realmente deixar os monstros longe. Com o papel e caneta faça um rótulo e peça para a criança desenhar o monstro que ela tem medo. Agora é só dar para o pequeno borrifar pela casa!!

Retirado de: Estéfi Machado

Aprender continhas

faca voce mesmo

Além de ser um jogo é uma forma de estimular a criança e ensinar a somar e subtrair, olha que demais!!

Materiais:
Prendedores de madeira (para poder escrever neles)
Palito de sorvete
Canetinha

Modo de fazer:
Nos prendedores coloque os números de 0 a 9, nos palitos coloque o sinal matemático + ou o – e o =. Uma dica é fazer desenhos que represente a quantidade. como mostra na foto, para o número 3, 3 corações. Quem disse que estudar matemática não pode ser divertido?


Vai e vem

Esse vai e vem é famoso!! Nunca deixa de ser divertido e é facinho de fazer, confira só o passo a passo no vídeo da Glaucia Cioli

 

Quebra cabeça de palito de sorvete

faca voce mesmo

 

Materiais:
Palito de sorvete
Foto ou imagem
Estilete
Cola

Modo de fazer:
É super divertido montar quebra cabeça e esse é super simples de fazer. Basta imprimir uma foto ou imagem de algum personagem ou até mesmo pedir para os filhos desenharem nos palitos enfileirados. Monte uma sequencia de palitos e cole a foto por cima. Corte com um estilete, embaralhe e prontinho!!

Giz de cera em formato de robô

faca voce mesmo

Olha só que genial essa ideia da Mãe Amiga Lívia Brigoni. Sabe aqueles giz de cera que quebram e acabam sendo deixados de lado? Siim, arrumamos uma utilidade pra eles!! Que tal derreter e deixar de um formato que seu filho gosta? Nesse caso foram robozinhos, olha só que fácil:

Pegue os giz de cera quebrados e coloque em uma forminha de gelo de silicone com o formato que desejar. Coloque no forno 180 graus até derreter. Tire e deixe esfriar lá mesmo. Espere ele endurecer e está pronto!!! Bora colorir!!

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1470 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também