Faça uma lancheira saudável e gostosa

01.08.2013 – Volta às aulas… dúvidas do que colocar na lancheira? Embora pareça uma tarefa fácil, não é tão simples assim montar uma lancheira. Na hora de prepará-la para seu filho levar na escola, você não deve pensar apenas no que ele gosta de comer, mas especialmente no que é saudável.

Levando-se em conta de que é na infância que a criança define hábitos que irão acompanhá-la por toda a fase adulta, é fundamental que a participação dos pais em sua alimentação seja ativa. É também nesse período que suas atitudes podem diminuir ou aumentar a incidência de doenças cardiovasculares e diabetes, além dos distúrbios alimentares, entre eles, a obesidade e a anorexia.

A escolha da lancheira também merece atenção. É claro que as crianças sempre querem aquela que tem o seu personagem preferido, mas a qualidade do produto é fundamental. É importante que a lancheira seja térmica e de fácil higienização. Não se esqueça de verificar a lancheira quando seu filho retornar da escola. Além de conferir o que ele comeu, aproveite para fazer uma limpeza. Todos os dias faça uma higienização com água e álcool e, uma vez por semana, com água e detergente.

lancheUm lanche ideal deve conter uma bebida, uma fruta, um carboidrato e uma proteína. Por exemplo: 1 copo de suco de manga, 1 maçã, 1 sanduíche de pão integral com cenoura ralada e creme de ricota. Ao embrulhar o lanche, prefira envolvê-lo em papel-filme e depois colocar em um pote de plástico. Se a criança levar suco natural feito em casa, é preciso que a garrafa seja térmica, para conservar as vitaminas da bebida. Nunca se esqueça de colocar na lancheira algo para as crianças beberem. Elas perdem líquidos com facilidade nas atividades escolares e brincadeiras. A água de coco é ótima opção.

O ideal é balancear o consumo dos alimentos com as opções mais saudáveis e sempre incentivar a criança a evitar os exageros. Uma tarefa importante é tornar esses alimentos mais atrativos para os pequenos, portanto, abuse da criatividade.

Criança bem alimentada e feliz! Esse deve ser nosso grande objetivo!

 

Para ajudar a estimular o apetite da criançada, a equipe do site Mães Amigas fez uma seleção de lancheiras muito fofas, confira!

 

Placa-colunistas-carol

Você pode gostar de ler: Meu filho não come e Fast Food saudável? Tem sim, basta escolher ingredientes nutritivos

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1328 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também