? Mães Amigas - Extração do dente do siso

Extração do dente do siso

06.05.2014 – Os terceiros molares , também conhecidos como dentes do siso ou dentes do juízo, são os últimos dentes de cada lado dos maxilares (superior e inferior). Agumas pessoas não possuem dentes do siso, outras tem os quatro. Eles são os últimos dentes a nascer, geralmente por volta dos 18 anos, e são conhecidos como dente do juízo, pelo fato de nascerem durante o período em que os jovens estão passando por uma fase de mudanças, entre a adolescência e a vida adulta.

Os dentes do siso podem nascer mal posicionados, não nascerem o suficiente, ou então nem nascerem. Muitas vezes, é necessário que sejam extraídos, para evitar que empurrem os dentes vizinhos, causando apinhamento dental (dentes tortos), entre outros problemas.

Os dentes do siso que são saudáveis e estão bem posicionados, não causam problemas, portanto, não precisam ser removidos.

Algumas razões para a extração do dente do siso:Extração do dente do siso

– Cárie muito profunda – Devido à localização do dente do siso, é mais difícil fazer a higienização adequada e, muitas vezes, surgem cáries nesses dentes.

– Infecção – As bactérias podem se instalar em volta de um dente que nasceu parcialmente, causando uma infecção.

– Dificuldade de higienização – Muitas vezes é indicada a remoção dos dentes do siso, como forma de evitar cáries e inflamações.

– Falta de espaço – A pressão causada pela tentativa de erupção, em alguns casos, pode afetar as raízes dos dentes vizinhos e/ou entortar outros dentes.

– Quando não tiver dente para morder com ele – Caso tenha, por exemplo, o siso superior correto, mas será necessária a extração do siso inferior, é indicado extrair o de cima também, mesmo que ele esteja em bom estado.

– Preparação ortodôntica para cirurgia ortognática – Para esse tipo de cirurgia, muitas vezes é indicada a extração dos dentes do siso.

Extração do dente do siso

Os sintomas relacionados ao surgimento do dente do siso são parecidos com os sintomas de nascimento dos dentes em uma criança. Geralmente, eles iniciam com uma leve coceira, podendo ter a presença de dor leve e febre. A dor pode desaparecer ou se prolongar até sua completa erupção. A gengiva poderá ficar inflamada e dolorida, tornando a higiene difícil. Porém, é extremamente importante essa higienização, para que a inflamação não aumente ainda mais, gerando uma infecção.   

Quando é necessário extrair o dente do siso, é indicada a sua remoção antes dos 20 anos de idade, já que têm raízes em menor estágio de desenvolvimento, que causam menos complicações. Nessa época, a cirurgia é, tecnicamente, mais fácil porque o osso é menos denso e os pacientes se recuperam mais depressa.

Extração do dente do sisoO ideal é procurar um cirurgião dentista para acompanhar a evolução dos dentes do siso, através de radiografias panorâmicas e avaliação clínica, a partir dos 16 anos.

O profissional irá avaliar a posição em que ele se encontra e verificar a necessidade, ou não, da extração do dente do siso.

Veja na radiografia panorâmica acima, paciente com os quatro dentes do siso.

 

Eu poderia ter extraído os meus dentes do siso inferiores com 20 anos mas, como não me incomodavam, deixei quieto. Mas, eles foram começar a nascer com 26 anos, bem na gestação de minha filha, rsrss. Sentia um pequeno incomodo, mas higienizava bem para não inflamar. Preferi remover esses dentes apenas após o período da amamentação. Já os meus dentes superiores estão em uma posição em que não é indicada extração. Meu marido, atualmente com 43 anos, está com uma grande dor relacionada ao nascimento do siso, vamos ter de marcar cirurgia!!! Se o dente do siso está relacionado com juízo, pelo jeito o juízo dele chegou tarde!!!! rs

Não deixe de ler a próxima matéria, pois vou falar sobre os cuidados pós-operatórios na extração dental.

Saiba mais sobre extração dentária, clique aqui.

Depoimento Mães Amigas:

“Eu extraí o siso. Não senti nada, nem durante, nem depois!” – Tatiana Basso

“Eu extraí os quatro sisos quando era adolescente, primeiro os dois de baixo, depois os dois de cima. Sempre tive horror de cadeira de dentista, doeu horrores depois, nas duas vezes. Fui anestesiada literalmente até o nariz, as bochechas incharam. E eu morria de nojo daqueles pontos dentro da boca. Resumindo: experiência nada tranquila, kkkkkk” – Tania Camilio

Eu tirei os dois dentes do siso superiores quando tinha uns 19-20 anos! ODEIO dentista, o barulhinho me deixa louca de nervoso!! Mas foi super tranquilo, nem a anestesia eu senti! No dia seguinte, comi batata frita do McDonalds!! Mas já estou nervosa porque talvez tenha que extrair os inferiores e daí pode doer e inchar mais… Ai, ai, ai!!!” – Flavia Maia

A extração do meu siso foi terrível, levei marteladas, ninguém merece! Senti dor depois sim, mas pouca!” – Cacá Dominiqui

 

Você pode gostar de ler:

Dicas para quem usa aparelho móvel

Gestante pode usar anestésico odontológico

Tipos de clareamento dental

 

placa-tripicchio

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1653 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm