Exposição de desenhos no mês do Autismo Galleria Shopping

04.04.17  O Galleria Shopping chama a atenção para a importância do diagnóstico de pessoas com autismo e do tratamento precoce dos sintomas. Com o tema “Autismo: uma visão de dentro”, a exposição que tem o apoio do Mães Amigas, expõe desenhos feitos pelos pacientes do Grupo Conduzir, até o dia 06 de Abril, na praça de eventos, das 10h às 22h.

Exposição de desenhos no mês do Autismo Galleria Shopping

Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos EUA, hoje, a cada 110 pessoas, uma é autista e a inclusão social é um dos maiores desafios que os portadores da doença enfrentam no dia a dia.

Por esse motivo, a data, que já faz parte do calendário de grandes marcos da ONU, tem como princípio eliminar preconceitos contra a doença e melhorar a vida das pessoas diagnosticadas com o transtorno.

O Grupo Conduzir – que trata de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), através da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – em parceria com o Galleria Shopping Campinas realiza a Exposição: “Autismo: uma visão de dentro”.

Os desenhos são sobre situações que despertam alegria, medo e espanto e tem o objetivo de mostrar a população a capacidade do autista em expressar seus sentimentos.

“Diferente do estereótipo que muitos têm, o autista pode aprender a expressar suas emoções, assim como qualquer outro indivíduo. As crianças autistas não são todas iguais. Como também o diagnóstico de autismo se apresenta como um espectro, sendo que os déficits sociais e de comunicação podem ser bastante perceptíveis ou bastante sutis”, comenta Renata Michel – especialista em neuropsicologia e Analista do Comportamento Aplicada ao Autismo do Grupo Conduzir.

As crianças autistas podem e devem aprender a habilidade de expressar sentimentos e emoções; essa é uma habilidade comportamental como qualquer outra. Sendo assim, sentimentos e emoções estão sujeitas a todas as leis do comportamento, podendo, inclusive, ser ensinadas.

“Muitos autistas têm habilidades cognitivas acima das de indivíduos com desenvolvimento típico. Se o autista tiver o diagnóstico precoce (considerado até os 5 anos de idade) e o tratamento correto (segundo a OMS, tratamentos com base em ABA – Análise do Comportamento Aplicada) pode desenvolver suas habilidades e chegar a ser independente. Obviamente que sempre dependerá do nível de comprometimento de cada indivíduo. Já se tem notícias de músicos, escritores e artistas que tem o diagnóstico de autismo”, afirma Renata Michel.

Fato esse comprovado pela mãe do Heitor, de 6 anos, que recebe  tratamentos com base em ABA, e é um dos alunos a expor na mostra do Shopping. A mãe Josiane Mariano comenta que depois de um ano de tratamento, as habilidades do filho melhoram muito: “A fala, o vocabulário, entendimento em relação às coisas, e até mesmo o  trabalhado do desenho para que ele demonstre as emoções, conseguiram situar meu filho de acordo com o contexto que ele está vivendo e a interação melhorou muito.”

Michelle Carvalho, mãe do Enzo, de 4 anos, tem muito o que comemorar com a evolução do aprendizado do filho durante os tratamentos com base em ABA. Enzo desenvolve suas habilidades motoras e cognitivas também através de uma nova habilidade que ele tem aprendido: o esporte – ele pratica a arte marcial Muay Thai. A mãe conta que ele é outra criança, desde quando começou no esporte: “Enzo perdeu de repente todas as habilidades básicas, ele era praticamente um mini robô, apenas repetia e não distinguia as coisas. O esporte veio a somar com o tratamento. A coordenação motora dele melhorou muito, a imitação motora, voz de comando, socialização. Fez toda a diferença.”

Muita coisa é possível para o desenvolvimento da criança com TEA, quando se busca a orientação e os tratamentos corretos. Elas podem e devem ser vistas como crianças capazes. As capacidades aprendidas podem ser admiradas e usadas para o desenvolvimento e interação social da criança com todos à sua volta. Que o mês da Conscientização Mundial do Autismo nos traga isso à memória.

 

 

 

Serviço:

Exposição Grupo Conduzir
Onde: Galleria Shopping
Quando: 03 a 06/04
Horário: 10h às 22h

Clique Aqui!

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1330 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também