Esterilidade, infertilidade e a dificuldade em engravidar

27.03.2014 – Muitas s√£o as d√ļvidas, tabus e mitos sobre a reprodu√ß√£o humana. Apesar do assunto parecer complexo, pode ser bem resumido quanto √†s causas e tratamentos mais modernos e eficazes. Existe diferen√ßa entre esterilidade, infertilidade e a dificuldade em engravidar. Vamos definir os termos:

Esterilidade

√Č o¬†termo que refere-se √† incapacidade de um casal engravidar. As causas s√£o muitas:

– O fator masculino – o mais f√°cil de identificar atrav√©s de um √ļnico exame, o espermograma. O tratamento √© geralmente simples mas pode exigir cirurgia. A azospermia, aus√™ncia total de espermatozoides no esperma, no entanto, √© de p√©ssimo progn√≥stico.

– O fator tub√°rio – obstru√ß√Ķes da trompa uterina que tem o papel de receber e conduzir o √≥vulo liberado do ov√°rio at√© o √ļtero.

– O fator uterino, altera√ß√Ķes anat√īmicas cong√™nitas ou adquiridas tais como certos miomas, p√≥lipos ou sin√©quias (cicatrizes intrauterinas).

РO fator cervical Рtraduzido na maior hostilidade do muco do colo uterino contra a penetração dos espermatozoides.

РO fator hormonal Рpor sorte o mais comum e o de mais fácil terapêutica.

РA endometriose Рdoença vilã do século

Tratamento da esterilidade

A terapêutica da esterilidade está, hoje em dia, bastante evoluída:

РA indução da ovulação tratará a maioria dos casos de fator hormonal.

РA inseminação artificial minimiza as dificuldades masculinas e do colo uterino.

РA FIV, fertilização in vitro, apesar de custosa, tem resultados muito promissores para os casos de obstrução tubária e esterilidade sem causa identificável.

– J√° a endometriose, que merece um artigo √† parte, envolve diversas vari√°veis como o grau de avan√ßo da doen√ßa, podendo variar de medica√ß√Ķes suaves a tratamentos cir√ļrgicos.

Infertilidade

√Č a defini√ß√£o para o casal que consegue engravidar por√©m n√£o consegue levar a gesta√ß√£o ao cabo, perdendo a gravidez antes da viabilidade de sobrevida fetal, incluindo os abortos habituais. Em geral, a infertilidade est√° mais relacionada √† mulher do que ao homem.

Esterilidade e infertilidade

Pode ser causada por v√°rias situa√ß√Ķes, entre elas as mais comuns:

РIncompetência Istimo Cervical (IIC), ou seja a incapacidade do colo uterino manter-se fechado durante a gestação

РFatores de incompatibilidade imunológica do casal

РDoenças de origem autoimunes ou

– Malforma√ß√Ķes do sistema genital materno

Tratamento da infertilidade

O tratamento depende da exatid√£o do diagn√≥stico. Usa-se a cirurgia de Cerclagem do colo uterino para tratar as IIC, cirurgias pl√°sticas para malforma√ß√Ķes, vacinas para incompatibilidade dos casais ou drogas que minimizam os efeitos da autoimunidade. As taxas de sucesso s√£o vari√°veis.

Afinal, o que fazer?

Apesar da descrição acadêmica do assunto, diversas vezes nos deparamos com casais cuja investigação resulta no diagnóstico de ESCA (esterilidade sem causa aparente). Mas, afinal, o que isso quer dizer? Significa que, ao se esgotar todos os exames diagnósticos, não se encontra uma causa justificável e o casal continua não engravidando.

Ora, √© bastante plaus√≠vel supor que, muitas vezes, o forte desejo quase obcecado pela gesta√ß√£o, assim como outras quest√Ķes psicol√≥gicas, espirituais e at√© mesmo astrais do casal, possam interferir retardando a gravidez almejada. Lembram? O corpo √© s√£o na mente s√£!

Portanto, àqueles que se sentem desafortunados diante desse tipo de problema, o que tenho a deixar aqui é simples e breve. Não há motivos para desesperanças. A medicina moderna será capaz de te levar à maternidade com diversas técnicas diferentes e eficazes, mas numa grande maioria das vezes, quando diminui a ansiedade aumenta a barriga!!!

Mão na massa!! 

Você poderá gostar de ler:

Plano de parto: faz toda diferença

Parto normal após cesárea: verdade ou mito

DOULAS: mulheres que cuidam

Violência doméstica contra a mulher

 

Ayrton Daniel Filho

Escrito por: Ayrton Daniel Filho

Confira os 6 posts publicados pela Ayrton Daniel Filho

Veja Também