É possível ajudar meu filho que fala errado?

É possível ajudar meu filho que fala errado?

31.08.2015 – Algumas ações podem ser feitas em casa com seu filho ou sua filha afim de que possa estimular sua linguagem, principalmente nos casos de crianças que estão falando de forma “errada”. A fala é um ato motor elaborado, então não é fácil para uma criança produzir os sons da nossa língua, nessa fase de aquisição.

Aqui vão algumas dicas de como você pode ajudar a criança a falar melhor:

É possível ajudar meu filho que fala errado?

Dicas

• Fale sempre de forma correta, nunca repita a palavra dita de forma errada, para que a criança não escute e não fixe esse jeito de falar. Muitas vezes a fala “errada” da criança é engraçadinha, mas repetir seria uma forma de dizer “que gracinha, pode continuar falando assim”.

• Articule bem as palavras, para que a criança possa perceber claramente todos os sons que as compõem.

• Não chame a atenção da criança para o erro, não fique comentando com as outras pessoas esse falar errado.

• Não infantilize a criança, por exemplo, uma criança de três anos deve falar como uma criança dessa idade e não como um bebê de dois anos, e assim por diante.

Importante:
• Leia muito para a criança. Ao ler um livro ou uma história para a criança, você estará dando o padrão correto da língua. Você poderá também exagerar um pouco, interpretando as falas dos personagens. Isso vai ajudar a criança a repetir as falas de forma correta.

 

É possível ajudar meu filho que fala errado?

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também