Dicas para seu bebê dormir como um anjinho

14.09.2016 – Assim como para os adultos, dormir bem proporciona ao organismo dos bebês um completo bem-estar ao longo da vida. E durante o soninho acontecem muitas coisas boas aos nossos pequenos.

Dormir é considerado um dos hábitos mais importantes para a saúde, não só física, mas mental e emocional. Isso porque o descanso reparador rende horas de atividades produtivas e faz com que o bebê esbanje energia e criatividade. Além disso, dormir é um hábito que se deve adquirir desde o nascimento e que vai se ajustando com o tempo. Um recém-nascido, por exemplo, pode chegar a dormir aproximadamente 18 horas por dia.

A seguir, apresentamos alguns dados que relacionam uma boa qualidade de sono com o desenvolvimento saudável dos bebês:

– Enquanto o bebê dorme, ele se recupera da agitação do dia, restabelecendo suas forças e, de uma forma tranquila, adapta-se ao mundo fora da barriga da mamãe.

– Durante o sono, são liberados hormônios que ajudam o bebê a crescer e ter um desenvolvimento neurológico adequado para cada idade, o que influencia diretamente no amadurecimento do sistema nervoso central.

– Outros benefícios da boa qualidade do sono são a melhora da memória e o amadurecimento cerebral. Dessa forma, nos primeiros meses de vida, o bebê terá uma série de estímulos e experiências para ver e aprender. Nesse cenário, uma boa noite de sono ajudará o bebê a assimilar mais rapidamente tudo o que viveu durante o dia, contribuindo para que o pequeno tenha um desenvolvimento saudável e feliz.

Dicas para seu bebê dormir como um anjinho:

Dormir é um fator fundamental para o desenvolvimento físico, mental e emocional dos bebês. O sono faz parte da natureza humana, mas isso não quer dizer que seja fácil criar uma rotina saudável, ainda mais para os bebês.

Durante as primeiras semanas, os recém-nascidos podem dormir entre 16 e 20 horas por dia ou em intervalos de 3 a 4 horas.

Mas quanto tempo os bebês deveriam dormir e como é possível criar um hábito saudável?

Para que seu bebê tenha um sono seguro e tranquilo desde os primeiros dias, siga as dicas abaixo:

Crie bons hábitos:

· Em primeiro lugar, é preciso saber como é o sono normal do bebê e quais são suas características. Nos primeiros dias de vida, deve-se deixar o bebê dormir a livre demanda e, à medida que ele vai crescendo, deve-se ensiná-lo que a noite foi feita para dormir e o dia para fazer atividades.

· Para ajudar o bebê a aprender a diferença entre a noite e o dia, mantenha a iluminação do quarto bem fraca durante a noite e forte durante o dia.

· Sempre alimente o bebê e troque a fralda antes de colocá-lo para dormir.

· Os recém-nascidos passam muito tempo deitados de costas enquanto dormem, por isso é importante ficarem bastante tempo de bruços ou serem colocados em pé quando estão acordados.

· Evite acordar o bebê quando não é necessário.

· O recém-nascido deverá ser alimentado, aproximadamente, a cada três horas ao longo do dia. Mas não se preocupe, pois com o tempo os intervalos entre as refeições vão se espaçando e o bebê passa a dormir mais durante a noite (com alguns cochilos durante o dia).

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Dicas para o bebê dormir mais confortável:

· Ponha o bebê de costas em um colchão firme.

· Tire do berço os travesseiros, os bichinhos de pelúcia e os cobertores desnecessários para evitar qualquer risco de asfixia.

· Vista o bebê com uma roupa adequada para o clima. Se estiver calor, por exemplo, deixá-lo com muita roupa pode fazer com que o bebê sue demais, fique irritado e não consiga adormecer.

· Considere que os bebês geralmente precisam usar uma peça de roupa a mais que os adultos, sendo uma camiseta com um pijaminha de algodão suficiente para a maioria dos climas.

· Use cortinas para tapar a luz da manhã e instale reguladores de intensidade de luz no quarto do bebê. Isso criará um ambiente aconchegante. Reduza a luz quando estiver quase na hora de colocar o bebê para dormir e diminua ainda mais a intensidade de luz na hora de colocá-lo efetivamente para dormir.

· Mantenha a temperatura do quarto em aproximadamente 22 graus Celsius.

Dicas para os “pequenos maiorzinhos”:

· Inicie uma rotina relaxante: vestir o pijama, escovar os dentes e lavar o rosto toda noite fará com que ele aprenda que essas são as atividades que se devem fazer antes de ir dormir. Resista à tentação de agitar seu filho com mais brincadeiras perto da hora de dormir.

· Seja coerente: mantenha a mesma rotina todos os dias. Quando chegar a hora de ir dormir, seu filho saberá que é isso que ele deve fazer.

· Deixe-o à vontade: permita que ele leve para a cama o bichinho de pelúcia ou o cobertor preferido. Ofereça água à criança e acenda o abajur, se necessário. Passe um tempo com ele no quarto, assim, ela terá menos desculpas para sair da cama.

· Toda vez que seu filho chamar você, tente esperar uns segundos antes de responder. Se for ao quarto dele, procure não acendar a luz, fale baixinho e lembre-o que é hora de dormir.

· Tenha paciência: ensinar ao seu filho bons hábitos de sono não acontece da noite para o dia. Faça sempre as mesmas coisas antes de dormir e o seu filho acabará aprendendo a seguir o plano.

 

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