Dicas para quem usa aparelho móvel

20.01.2014 – Em meu consultório é muito comum atender pacientes que usam aparelho removível. O aparelho pode ser de contenção, ou ortopédico, mas os cuidados são os mesmos. Nesta matéria, vou orientar como usar, cuidar e limpar desse tipo de aparelho. Confira abaixo algumas dicas para quem usa aparelho móvel.

Os Aparelhos Removíveis podem ser:

– Aparelho de Contenção: Com o objetivo de manter os dentes em suas posições corretas, após o término do tratamento ortodôntico.

– Aparelho Ortopédico: São frequentemente usados em pacientes jovens, que ainda estão crescendo, com o objetivo de influenciar o crescimento dos ossos maxilares, reposicionar a mandíbula e controlar a posição da língua, lábios e musculatura das bochechas.

blog materno maes amigas tipos de aparelho removivel

Como cuidar e limpar o aparelho removível:

1. É importante usar durante o maior tempo possível.

2. Para guardar o aparelho, use sempre o estojo apropriado. Nunca embrulhe em guardanapo e nem coloque no bolso. Coloque seu nome e telefone no estojo de seu aparelho, para facilitar sua devolução, caso você o perca.

3. Se não puder usar o aparelho (quebra, falta de adaptação, estiver machucando…), guarde-o no estojo e telefone para o seu dentista.

4. O aparelho removível pode pressionar os dentes, mas nunca machucar. É normal acontecer algum desconforto nos três primeiros dias, após as ativações.

5. Durante a primeira semana de uso do aparelho, irá ter um aumento no fluxo salivar, gerando alterações durante a fala.

6. Deixe-o longe dos animais de estimação.

7. É possível beber água com o aparelho, mas deverá ser retirado para beber sucos e refrigerantes.

8. Nunca coloque o aparelho, após as refeições, sem ter escovado os dentes e o próprio aparelho. Utilize uma escova dura para a limpeza do aparelho e uma macia para a escovação dos dentes.

9. Para uma boa higienização do aparelho, escove-o com creme dental, detergente neutro ou sabonete líquido diariamente. Coloque o aparelho em meio copo de água e acrescente uma colher de bicarbonato de sódio, água oxigenada 10 volumes, ou vinagre, por 30 minutos, uma ou duas vezes por semana. Escovar novamente o aparelho e lavar bem com água. Outra opção é usar as pastilhas efervescentes “Corega Tabs” (à venda em farmácias), e use-as conforme indicação do fabricante.

10. Não coloque o seu aparelho em água fervente ou próximo ao fogo ou álcool, pois ele poderá se deformar.

11. O uso constante do aparelho e o comparecimento correto, nas datas marcadas para o seu ajuste, são importantes para determinar o bom resultado e o tempo adequados do tratamento.

 

 Clique aqui e confira mais algumas dicas de como usar e cuidar do seu aparelho móvel 

 

Depoimento de Mãe Amiga

“Meu filho Gabriel, de 6 anos, sempre teve dentes lindos. Pequenininhos e grudadinhos, um sorriso arrebatador (olha a corujisse da mãe). Só que, quando caiu o primeiro dentinho de baixo dele, e começou a nascer o dente permanente, percebemos que teríamos problemas. Caíram 3 dentes embaixo e no lugar nasceram 2 enormes que ocuparam todo o espaço. Foi então que resolvemos procurar a Dra. Priscila Tripicchio. Ela disse que o Gabi precisaria usar aparelho para criar espaço para os permanentes. No início ele deu bastante trabalho, porque sempre teve muita ânsia de vômito. Até para fazer o molde vomitou. Mas, no primeiro dia que levou o aparelho na escola, foi como mágica!! Usou o dia todinho, acho que queria mostrar para os amiguinhos. E, desde então, ele usa com muita disciplina, e quase sempre cuida com muita responsabilidade. Mas uma vez o pai dele resolveu guardar o aparelho dele no bolso, e aí ele perdeu o aparelho do filho. Precisa ver como o Gabi ficou chateado!!! Mas mandamos fazer outro e hoje está tudo bem! Ele não deixa mais o pai cuidar do aparelho dele!!” Vick Castro – Psicóloga da maternidade

 

placa-tripicchio

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1494 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também