Dicas de Desfralde Murilo

09.02.2017 – Pensar em desfralde as vezes dá uma certa preguiça, eu sei, mas ao mesmo tempo, pensar que vai rolar uma economia gigantesca no bolso, não tem preço! Ahahaha, estou errada?! Entretanto, é muito importante estar atenta ha alguns sinais dos pequenos, para avaliar se realmente está na hora do desfralde, para que ele seja um sucesso, e não um trauma. Trauma da mãe e dos filhos. Então resolvi relatar algumas dicas de desfralde do Murilo, 2 anos e 1/2, aproveitando que tudo está fresquinho na minha mente materna rs.

Dicas de Desfralde Murilo:

O processo começou quando a escola me comunicou que iniciaria o desfralde de algumas crianças e eles achavam que Murilo estava pronto. O bate papo com a professora me chamou a atenção, pois eu não notara alguns sinais que ela abordara para mim. Pedi alguns dias para avaliar primeiramente e fui sentir meu coração de mãe.

Murilo estava com 2 anos e 1/2 e isso era meados de outubro. Eu já percebi que ele, mesmo com fralda, dizia que estava fazendo, ou tinha feito, xixi. O mesmo acontecia para o coco, mas as vezes ele confundia o que era xixi e o que era coco. Resolvi resgatar o pinico do Miguel no sótão (ele era fofo, deu sorte e por isso guardei rs) e começar com a dica de desfralde 01, que na minha opinião, é deixar o pinico a mostra para os pequenos.

Como Miguel, 6, já fazia xixi no banheiro com Murilo espiando, percebia que já existia um ensinamento e uma curiosidade natural. Nesses momentos eu verbalizava muito para o mais novo dizendo que “Miguel estava fazendo xixi na privada”. Apresentei então o pinico para Murilo, dizendo que era do Miguel, e que tinha chegado a hora dele fazer xixi no pinico também. O pinico ficava no banheiro a mostra, e todos os dias de manhã, após acordarmos, eu convidava Murilo para fazer xixi junto comigo. Eu sentava no vaso e ele no pinico. No começo Muri quase nunca fazia, mas eu mostrava que tinha feito, sinalizava com a mão no ouvido para ele escutar o barulhinho do xixi, e depois dávamos descarga dizendo “tchau xixi”. No dia que ele fez seu primeiro xixi no pinico dei pulos de alegria, beijos e abraços. Ahahahah, é sentimento de outro mundo, e que você mãe, com certeza vai sentir rs. Colocávamos a fralda novamente, e ele ia para a escola.

Novembro e Dezembro pra mim foram testes de avaliações e percepções, sem iniciar oficialmente o processo, principalmente após ler essa matéria da minha amiga gastropediatra Dani Mendonça (clique aqui). Minha única atividade materna era perceber se ele conseguia entender que havia feito xixi ou coco na fralda e leva-lo pelas manhãs, e antes do banho, para um xixizinho no pinico. Eu estava decidida, com o passar das semanas, que faria o processo de desfralde nas minhas férias, logo após o Natal, então resolvi iniciar essa fase com comprinhas de cuecas fofas e cheia de personagens.

Dicas de Desfralde Murilo

Primeiro Dia Desfralde

No dia 26 de Dezembro de 2017 iniciei oficialmente o processo de desfralde e compartilhei nas redes sociais do Mães Amigas essa foto ao lado, com um sentimento que gostaria de reforçar: “E a delicinha que é a hora do soninho?!? Hoje, pela primeira vez, dormindo de cuequinha minions! Começamos efetivamente o desfralde!!!! O primeiro passo na minha opinião é sentir se você e seu filho estão preparados. Não tenha pressa e lembre-se que é preciso de tempo, amor e paciência para que o desfralde seja um sucesso e sem traumas. Muri já me avisa há algum tempo que “fez” ou “estava fazendo” xixi e coco na fralda. Pela manhã já fazia xixi no piniquinho como primeira atividade do dia e muitas vezes me pedia para colocar a “ueca” ao invés da fralda. Verão, maturidade, certeza, férias, tempo. Parece que chegou a hora de dizer tchau para a querida amiga Pampers no período da manhã. Vou contando da evolução e compartilhando de dicas para quem quiser acompanhar, ok?!”

A regra principal para mim é estar segura com você mesma em relação ao processo de desfralde, pois precisará dedicar tempo, paciência e muito amor. E senti que nós estávamos prontos.

Já no segundo dia de desfralde nós precisávamos ir ao shopping e em uma loja de material de construção. Me vi em pânico. Juro!!! Mas depois de muito refletir, achei que tinha que mandar bala e encarar a situação. Segundos antes da nossa saída, levamos o pequeno para fazer xixi e explicamos que estávamos saindo de casa sem fralda, portanto, se ele quisesse fazer xixi, precisaria avisar o papai ou a mamãe. E la fomos nós para nosso primeira saída longa, com Murilo de cueca, pela primeira vez! Na bolsa muitas cuecas, shorts, lencinho, uma toalha pequena, uma garrafinha e uma fralda, para forrar a cadeirinha. Muitas mães me deram dicas de comprar um tapetinho de cachorro ou uma capa impermeável, mas na correria do dia a dia acabava esquecendo e com o tempo fui gerando mais confiança a ponto de precisar cada vez menos pensar nos escapes que poderiam acontecer. Pensamento positivo e segurança materna é tudo! Não só no desfralde, mas em tudo!

Nossa primeira saída foi um sucesso, sem escapes! Durou perto de 3h e me via a todo momento perguntando “Muri quer fazer xixi?” e sua resposta era quase sempre que não. Depois me ensinaram que essa não é a frase correta a se fazer! No começo eles não tem noção que desejam fazer xixi, então perguntar, não é algo muito propício a se fazer. A estratégia era AFIRMAR e LEVAR! “Muri vamos fazer xixi com a mamãe”, e do ultimo xixi, sem ficar neura, avaliar a quantidade de liquido que o pequeno toma e repetir o processo a cada 2h, depois 3h… e depois com o tempo deixar ele mesmo pedir. Nos dias que ficávamos em casa era super tranquilo e quase nunca tínhamos escapes. E quando saíamos, era sempre um novo aprendizado rs.

Dicas de Desfralde Murilo

Primeira Viagem Longa

O segundo grande desafio foi nossa viagem de férias, uma semana após iniciar o desfralde, para um destino há 5h de distância. Eu não podia, e não queria dar para trás. Murilo já estava há uma semana sem fralda, caminhando bem na medida do possível, e precisaria passar por mais essa. Escolhemos então, como look de viagem (ahahahah), o uso da sunga IPlay. Ela não era uma fralda, nem uma cueca, e sim uma sunga própria para bebês que usam fralda, bem forrada. Vende na Petit Papillon, nosso parceiro, para quem se interessar. Foi uma estratégia sensacional utiliza-la, junto com o pinico no porta malas rs. Nas primeiras duas horas Murilo dormiu, e quando acordou, paramos o carro para um xixi bem sucedido. Após esta, parávamos a cada 1h00, e quando vimos, já estávamos na praia! Sucesso total!!!

E praia é praia né? No primeiro dia chegamos a levar o pinico para a praia (sim, lavamos rs!), mas depois, desencanamos. Se Muri fazia no mar ou quando estava brincando na areia eu não sei, pois estava sempre molhado. E vira e mexe ele pedia para fazer xixi e lá íamos nós para o banheiro da piscina, uma vez que o condomínio ficava pé na areia. Nunca “ensinei” o contrário para ele não ficar confuso. Mesmo quando, eventualmente, ele acordava de madrugada, com fralda, solicitando ir no pinico.

Durante todos os dias, sem excessão, Murilo ficou 100% de cueca. Mesmo nos cochilos! Como optei apenas pelo desfralde diurno, eu colocava a fralda apenas quando ele dormia a noite, e pela manhã, ele mesmo solicitava fazer xixi, e já colocávamos a cueca! Estamos assim até hoje. Por muitos dias a fralda acordou seca, por muitos dias acordou lotada. Ainda não pretendo iniciar o processo de desfralde noturno, mas prometo compartilhar com vocês quando me sentir segura para isso! rs

O coco demorou mais. Foram muitos escapes até iniciar os primeiros acertos, que deram início na praia, sempre no mesmo horário. Mas após 30 dias de desfralde posso dizer que praticamente finalizamos o processo e tudo flui como uma criança normal. Ele sabe pedir, sabe segurar, sabe esperar quando estamos no carro até chegar em algum lugarzinho para esvaziar a bexiga. Nunca tivemos escapes na cadeirinha do carro! O que ele ainda não consegue fazer é abaixar e levantar a calça sozinho rs, então sempre precisamos estar por perto!

Fim da fase 1, com muita empolgação, esperando agora o tempo certo para realizar o desfralde noturno!

Se você está nessa fase, respire fundo, vai dar tudo certo e passará mais rápido do que imagina!

Força na peruca e boa sorte!

Um beijo =)

 

Leia Também:

E começa mais uma fase: o desfralde!

Quando devo desfraldar meu filho?

Quando desfraldar? Comece pelas fezes…

A hora de tirar a fralda… reflexões

 

 

Polyana Pinheiro

Escrito por: Polyana Pinheiro

Confira os 107 posts publicados pela Polyana Pinheiro

Veja Também