Dicas de como perceber perda auditiva na criança

Dicas de como perceber perda auditiva na criança

10.08.2015 – Será que meu filho ouve bem? Essa é uma pergunta frequente dos pais que procuram um fonoaudiólogo. Quando isso acontece, é esperado que o profissional encaminhe a família para a realização de uma audiometria, ou seja, um exame que vai verificar o quanto a criança está ouvindo.

Juntamente com o encaminhamento para a realização de exames audiológicos, o fonoaudiólogo pode fazer algumas perguntas sobre o comportamento da criança, para identificar uma possível presença de perda auditiva. Algumas dessas perguntas podem ser encontradas abaixo. De qualquer forma, os pais mesmo podem desconfiar de uma perda auditiva, caso a criança apresente os seguintes comportamentos:

Dicas de como perceber perda auditiva na criança

01. A criança é muito agitada e desatenta? Quando você chama seu nome, ela olha em direção a você ou continua concentrada na atividade que está realizando?

02. A criança entende o que você está falando com ela? A partir dos 9 meses de idade a criança já começa e entender algumas palavras, tais como : “não”, “cadê o papai”? “Cadê o au-au”? Você sabe que a criança entendeu quando pergunta “cadê o au-au”? e ela olha para o cachorro imediatamente depois de você falar.

03. Ela tenta aumentar o volume da televisão para assistir seu desenho favorito?Dicas de como perceber perda auditiva na criança

04. Ela usa muitos gestos para se comunicar e não está emitindo nenhum som? Entre 12 e 14 meses, a criança deve começar a falar as primeiras palavras e seu vocabulário deve ir aumentando gradativamente.

05. A criança precisa olhar excessivamente para o rosto da pessoa que está falando?

Caso você observe algum desses comportamentos, procure um profissional fonoaudiólogo.

 

 

Dicas de como perceber perda auditiva na criança

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também