Dia da árvore – 21 de setembro

20.09.2013 – Hoje, véspera da entrada da primavera, comemoramos o Dia da Árvore.

O objetivo da comemoração é conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida; além de desenvolver projetos de plantio de mudas de árvore, visando aumentar a arborização, principalmente nos grandes centros urbanos. (Conheça o Projeto Clickarvore).

É importante, desde cedo, que nossos filhos tenham consciência da importância das árvores e criarmos, dentro do nosso lar, uma cultura de preservação ambiental, através do plantio de flores e árvores frutíferas e também na reciclagem do lixo (se faltar espaço pequenos vasos de flores pela casa já fazem a diferença).

Apenas para relembrar porque as árvores são essenciais no nosso dia a dia:

– Melhoram a qualidade do ar, pois diminuem a poluição, principalmente nas grandes cidades;

– As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais;

– Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças e parques;

– Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos;

– Evitam a erosão do solo;

– As árvores deixam a paisagem muito mais bonita.

 

Para incentivar as crianças:

Livro de jardinagem

Meu Primeiro Livro de Jardinagem – Editora Publifolha

Os pequenos vão descobrir como é divertido cultivar plantas e cuidar delas. Este livro ensina como fazer um lindo jardim com flores, ervas culinárias, verduras, legumes e frutas que crescem rápido e são fáceis de cuidar.

Traz dicas sobre como ajudar as plantas a crescer, escolher a melhor posição para que recebam a luz do sol e regar com a quantidade de água necessária.

Repleto de ilustrações, indica também como fazer belos vasos e enfeites, um espantalho, uma cabana verde e um jardim que vai atrair borboletas e joaninhas.

pequenos jardineiros

 

 

Pequenos Jardineiros – DCL

O livro apresenta aos amiguinhos da natureza a diversão maravilhosa da jardinagem!

O kit acompanha avental, luvas e pá para uma divertida introdução ao mundo da jardinagem.

 

 

 

infantil

Mini Larousse da Reciclagem –  De Naiara Raggiotti – Ed. Escala Educacional

No “Mini Larousse da Reciclagem” o pequeno leitor irá aprender que também pode ajudar na faxina do planeta, preservando o meio ambiente e os recursos naturais. Vai descobrir que, para a fabricação de papel, muita madeira é utilizada; que o vidro é feito de areia e o plástico de petróleo, um óleo natural que leva milhares de anos para se formar. Além disso, vai saber o que pode e o que não pode ser reciclado. O livro traz ainda dicas de como diminuir o desperdício e consumir de forma inteligente, além de curiosidades como o símbolo da reciclagem, que é formado de três setas em círculo; que na natureza o papel leva 6 meses para se decompor, os plásticos podem levar 500 anos e o vidro demora no mínimo 5 mil anos.

 

 

 

Para você que quer começar seu jardim uma dentre várias sugestões que encontra nas livrarias:

leigos

 

Jardinagem Básica Para Leigos – De Steven Frownie – Ed. Alta Books

Quer saber mais sobre jardinagem? Este guia prático de jardinagem dá dicas, planos e conhecimento de especialistas para você começar com tapetes de flores, canteiros, legumes, árvores, arbustos e muito mais. Cheio de informações passo a passo, ilustrações, recursos e sugestões, este guia cobre todas as ferramentas que fazem da jardinagem de hoje mais fácil do que nunca

 

 

 

 

 

placa-simone

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1484 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também