Despedida da Chupeta Reino das Fadas

19.09.2017 – Levei um puxão de orelha da dentista dos meninos. Murilo acabara de fazer 3 e já era hora de tirar a chupeta, que ele sempre usara apenas para dormir. Desde bebê acostumei meu #PequenaMuralha com uma naninha e suas pepetinhas. Ele tinha sono, eu dava a dupla dinâmica, e em menos de 10 minutos ele dormia deliciosamente bem. Era mágico, fácil, cômodo e eu estava morrendo de medo (e dó) de como seria o Murilo sem chupeta! Para meu desespero, nem sinal de uma data comemorativa por perto. Não fazia ideia de como seria a despedida da chupeta!

Despedida da Chupeta

Eu já tinha consciência que era hora de iniciar o processo da despedida da chupeta. Eventualmente eu dizia que as enviaríamos para o Reino das Fadas, seguindo a linha da história do Miguel (meu filho mais velho) que estava no processo de receber moedas de chocolate, em uma sequência de dentinhos que caíram em um único mês.

Um dia no portão da escola, eu perguntei para a professora, na frente do Murilo, se ele chupava chupeta na hora do soninho. E para minha surpresa, a resposta foi “não”. Olhei para ele assustada, naquele tom de brincadeira, e disse: “você não chupa pepetinha na escola???” e ele todo feliz disse que não, igual seu amigo Victor.

Essa foi a deixa! Me senti segura para iniciar o processo da despedida da chupeta.

Assim mesmo….repentinamente!

Já em casa, alinhei com marido o acontecido, e na nossa primeira noite (03/08), quando Murilo pediu “as pepetinhas”, relembrei o que ele havia me dito no portão da escola. Eu entreguei a Naninha, ele ficou pensativo, pediu um mamazinho, e por incrível que pareça, ploft! Dormiu a noite inteira!!!!

Os dias foram passando, e assim como Miguel, ele pediu a chupeta nos primeiros dias, tanto no soninho como na hora de dormir. A nossa resposta era sempre a mesma, que ele estava crescendo e não precisava mais delas. Ele nunca chorou, apenas pedia incansavelmente! Nós aproveitávamos dos encontros com amigos e familiares, um reforço extra, pedindo para Murilo mesmo contar a novidade de que ele não usava mais as chupetas. E depois de uma semana nesse processo, ele não pediu mais.

Confesso que o processo todo foi muito mais fácil do que eu imaginávamos! Quando estamos seguros de coração, acredito que passamos essa energia para nossos filhos. Seja na despedida da chupeta ou qualquer outra fase.

Nesse meio tempo assisti um vídeo na rede social, de um pai que amarrava as chupetas nas bexigas de gás hélio e soltava-as para o céu. E foi aí que veio a inspiração de continuar a história que tinha inventado com Murilo! Eu precisava finalizar essa nossa etapa da despedida da chupeta, as enviando para o Reino das Fadas.

Depois de 30 dias dormindo sem chupeta, marquei com a Marina Marques um ensaio fotográfico da despedida da chupeta. Eu estava muito ansiosa, pois até então, Murilo nunca mais as tinha visto! Na manhã combinada, quando chegamos no local do ensaio com as bexigas na mão, perguntei se ele queria enviar as pepetinhas para o Reino das Fadas, e para nossa surpresa, o resultado foi mais emocionante do que esperávamos.

É difícil não se emocionar, e lindo de ver como Murilo estava seguro, tranquilo e feliz!

A despedida da chupeta foi finalizada de uma maneira leve, sem traumas e na companhia de quem ele mais ama: os pais e seus irmãos! Aquele “Adeus” que aperta nossos corações e nos trás a certeza de que sim!, nossos filhos estão crescendo!

Prepare para se emocionar e dê o play!

Depois me conte nos comentários o que achou, combinado? Espero ter contribuído e inspirado! Nenhum momento na vida dos nossos pequenos precisa ser dolorido, basta ter um pouquinho de paciência, e dar aquele toque de magia! Boa sorte por aí!

 

 

Com Miguel, meu filho mais velho, a experiência foi outra. Entregamos para o Papai Noel e relatei o processo nessa matéria, se quiser espia-la depois.

Com amor,

Poly Pinheiro =)

 

Fotos e Agradecimento: Marina Marques Fotografia

 

{Nas redes sociais eu compartilhei o processo da despedida da chupeta com a hashtag #MuriPepetaNana , se quiser espiar clique aqui.}

Polyana Pinheiro

Escrito por: Polyana Pinheiro

Confira os 113 posts publicados pela Polyana Pinheiro

Veja Também