Saúde auditiva do bebê: como cuidar?

30.08.2013 – A audição é um sentido de grande importância para o ser humano e faz parte da construção do nosso processo de comunicação, integração social, sistema de alerta e aquisição da linguagem oral. Para uma criança começar a falar, ela precisa estar escutando bem e ter seu sistema auditivo todo, desde o ouvido periférico até a compreensão do som no cérebro, funcionando de forma íntegra. É a saúde auditiva.

Os aspectos que envolvem o cotidiano de cada criança estão relacionados direta ou indiretamente com sua saúde auditiva. Os ambientes frequentados, as condições e costumes da família e até mesmo os momentos de lazer possuem características que podem influenciar de forma positiva ou negativa na saúde auditiva. Por esse motivo, é necessário prestar atenção e cuidar da audição.

Dicas

– Evitar momentos de lazer com som alto, não ficar próximo à caixa de som, visto que essa exposição pode causar lesão permanente no órgão da audição e provocar zumbido.

– Evitar o uso de cotonete dentro do conduto da orelha, já que a cera é proteção e não sujeira. Ao se colocar o cotonete dentro do conduto, corre-se o risco de lesionar a membrana timpânica.

– Após o banho da criança, coloque apenas a pontinha da toalha em seu dedo e retire o “excesso” de cera do conduto.

Saúde auditiva

– Preste atenção em medicamentos cujas bulas contenham o termo ototóxico, ou seja, que prejudicam a audição. Os medicamentos ototóxicos podem alterar os líquidos responsáveis pela transmissão do som na parte interna da orelha.

– Evitar que a criança use fone de ouvido por período prolongado e com alta intensidade do som, visto que esse uso constante pode lesionar as células internas de nossa orelha, principalmente pela proximidade do som com a cóclea (órgão responsável na recepção dos sons).

– Se a criança sentir qualquer incomodo na orelha como dor, presença de secreção, coceira e reclamar de sensação de ouvido tampado, zumbido constante, tontura e vertigem, procure ajuda médica, com um médico otorrinolaringologista.

 

Você pode gostar de ler: Teste da orelhinha: por que fazer? e Saiba se seu filho está se desenvolvendo corretamente

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também