? Mães Amigas - Conheça “A Parte que Falta”, livro infantil sobre autoconhecimento e completude

Conheça “A Parte que Falta”, livro infantil sobre autoconhecimento e completude

23.02.2018 – “A Parte que Falta”, livro infantil sobre autoconhecimento e completude, não é um lançamento literário recente. Originalmente publicada por Shel Silverstein em 1976, nos Estados Unidos, a obra chegou ao Brasil em 2013 pela extinta Cosac & Naify e ganhou nova edição em fevereiro deste ano pela Companhia das Letrinhas, do Grupo Companhia das Letras.

A versão mais recente, entretanto, teve suas vendas alavancadas após a youtuber Julia Tolezano, do canal “Jout Jout Prazer”, ler o livro por inteiro em um vídeo que tornou-se um dos mais visualizados de seu vlog. Em dois dias, a gravação somou mais de dois milhões de visualizações. Como consequência, “A Parte que Falta” virou nº 1 de vendas na Amazon.

Na obra, Silverstein faz uso de linguagem simples e ilustrações lúdicas para desenvolver uma discussão sobre a busca da felicidade. A história conta a trajetória de uma figura circular que procura um pedaço que falta em si, pois acredita que somente assim conseguirá sentir-se completa.

Durante a jornada de busca, o “personagem” passeia apreciando o caminho, passa por situações difíceis e tenta encaixar em si diversos fragmentos, até encontrar aquele que acredita ser o ideal.

Todo o enredo tem como objetivo a construção de uma metáfora que aborde aspectos da vida, tais como autoconhecimento, completude e responsabilidade emocional – temáticas que, comumente, são apresentadas às crianças apenas a partir da adolescência.

Por isso, Silverstein faz com que o personagem descubra o universo ao seu redor e a si mesmo, para que assim perceba que as relações interpessoais são muito mais complexas e delicadas do que o ser circulante pensava.

Outro aprendizado ao qual a figura principal é submetida na obra consiste no fato de que a felicidade deve estar nela mesmo, e não no outro. A mensagem final é que a liberdade é o maior bem que podemos possuir.

Assista ao vídeo:

Para Julia Tolezano, obra é uma metáfora sobre a vida

 

O livro foi tanto escrito, quanto ilustrado por Shel Silverstein. Além disso, possui capa dura, 112 páginas e dimensões 22,1 x 18,5 x 1,3 cm.

A continuação de “A Parte que Falta”, por sua vez, consiste no livro “A Parte que Falta Encontra o Grande O”. Neste exemplar, Silverstein tematiza o amor próprio e a superação a partir da perspectiva da personagem que foi abandonada pelo ser circular na primeira história.

Isso porque depois de ser deixado pelo protagonista do primeiro livro, o fragmento inicia a busca por alguém a quem possa completar. Entretanto, frusta-se ao perceber que alguns seres não sabem nada sobre encaixe, outros não sabem nada de nada e outros já têm partes demais. Quando o pedaço finalmente encontra um ser com encaixe perfeito, a convivência dura pouco.

Sendo assim, o Grande O faz uma sugestão à parte abandonada e frustrada: por que não tentar rolar sozinha? Dessa forma, a reflexão sugerida proporciona uma lição sobre acreditar em si mesmo e ir além.

A Parte que Falta

Autor: Shel Silverstein
Editora: Cosac Naify
Tradução: Alípio Correia de Franca Neto
Quanto: R$ 44,90 (112 págs)

A Parte que Falta Encontra o Grande O

Autor: Shel Silverstein
Editora: Cosac Naify
Tradução: Alípio Correia de Franca Neto
Quanto: R$ 44,90 (112 págs)

 

Confira também:

Como contar uma história

Dica de livros: A trilogia Griffin e Sabine

Livros sobre dinossauros que vão envolver o seu filho!

 

Bárbara Brambila

Escrito por: Bárbara Brambila

Confira os 82 posts publicados pela Bárbara Brambila

Veja Tambm