Como perder peso após o parto

05.08.2013 – Durante a gestação, é normal um ganho de peso por volta de 12 a 13 Kg. Após o parto, com a saída do bebê, placenta e líquido amniótico, a mãe observa uma perda de peso significativa e os quilos remanescentes vão sendo eliminados naturalmente. Como perder peso após a gravidez e o parto é uma das maiores preocupações das mulheres!

A amamentação contribui muito para essa perda de peso, já que exige um gasto calórico de até 500 calorias por dia!

Então, por que é tão difícil perder peso após a gravidez?

As mães que engravidaram acima do peso e/ou que engordaram além do esperado durante os 9 meses, já iniciam esse processo com quilos extras. Além disso, após o parto, muitas mulheres tendem a ficar mais sedentárias, já que não podem praticar atividades físicas nos primeiros 40 dias de puerpério. Também sentem uma dificuldade em sair para uma caminhada ou academia, pois precisam de alguém que as ajudem a cuidar do bebê na sua ausência.

Outro motivo muito comum é um aumento da ingesta alimentar relacionada com emoções e sentimentos comuns nessa fase como: angústias, inseguranças, baixa auto-estima (principalmente pelas mudanças ocorridas em seu corpo), dificuldades em lidar com o bebê recém-nascido etc.

Como voltar à boa forma após o parto?

Como perder peso após o partoEm primeiro lugar, é importante se preocupar com você também durante essa fase e não ter os olhos voltados só para o bebê. É lógico que ele precisa de muitos cuidados, mas se você não estiver se sentindo bem, como poderá cuidar bem do seu bebê?

Peça ajuda para seu parceiro, mãe, amigas, babás, para que cuidem do bebê em alguns períodos para você se dedicar a seus cuidados.

Inicie uma atividade física assim que seu médico permitir, pois é fundamental para recuperar a boa forma. Neste item,o Pilates é uma ótima opção. Como trabalha principalmente o abdome, tonifica essa musculatura ajudando no retorno da posição dos músculos abdominais como estavam antes da gravidez, melhorando a cintura e diminuindo também a flacidez da pele.

Como perder peso após o partoA drenagem linfática também vai fazer você a se sentir melhor, pois ajuda na eliminação de edemas, na circulação, hidratação e tonificação da pele.

Uma alimentação balanceada, rica em fibras, verduras e frutas será fundamental para a perda de peso. Procure ter uma alimentação caseira, evitando alimentos industrializados, comidas gordurosas, frituras e doces em excesso. Lembre de ingerir alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas, manga, morango, mamão, couve, repolho, couve flor). Essa vitamina ajuda na síntese de colágeno, proteína que ajuda a combater a flacidez.

Lembre de ingerir bastante água, 3 litros por dia! São 2 litros pra você e 1 litro para a produção de leite materno. Para isso tome sopas, chás, sucos naturais, gelatinas etc.

E o mais importante: não fique ansiosa e angustiada! Tenha paciência, pois seu organismo precisa de um tempo para se recuperar. Com uma boa alimentação, atividades físicas e amamentando seu bebê, rapidamente você irá atingir o peso ideal!

 

Priscila Panzarella

Escrito por: Priscila Panzarella

Confira os 17 posts publicados pela Priscila Panzarella

Veja Também