Como higienizar escovas de dentes

higienizar escova

25.11.2013 – Como já dissemos em outras matérias aqui, cuidar da higiene da boca é muito importante para a sua saúde e a do seu filho. E a limpeza da escova de dentes?? Hoje, vamos falar como higienizar escovas de dentes.

A limpeza ou desinfecção da escova de dentes faz parte desse cuidado. Não basta lavar e retirar o excesso de água da escova. É preciso higienizá-la diariamente com produtos que tenham ação antimicrobiana, como enxaguantes bucais. Isso porque, em nossa boca, existem cerca de 900 espécies de bactérias capazes de sobreviver por um dia inteiro entre as cerdas, prontas para “voltar ao lar” na próxima escovação.

Uma pesquisa feita em 2008 pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP mostrou que, entre 40 mães de bebês de 1 a 3 anos, apenas uma fazia desinfecção da escova dental. E entre mães de crianças entre 6 a 12 anos, das 40, nenhuma relatou fazer a higienização.

A orientação da higienização das escovas deve partir dos dentistas para que se torne rotina dos pacientes.

Como fazer:

1 . Armazene o enxaguante bucal numa embalagem spray de plástico ou de vidro.

2 . Borrife-o nas cerdas e na cabeça da escova uma vez ao dia, após escovar os dentes à noite.

3 . Guarde a escova no armário do banheiro e não sobre a pia. O banheiro é o cômodo da casa que está mais sujeito à contaminação por microorganismos.

4 . Antes de utilizar a escova novamente, pela manhã, lave-a em água corrente. Assim você retira as bactérias mortas.

5 . Para eliminar o excesso de água após a escovação, bata o cabo da escova na pia. Não use a toalha de rosto para secá-la.

Como higienizar escovas de dentes

- Há diferentes enxaguantes bucais com diferentes princípios ativos. Os mais eficazes para desinfecção são os que apresentam a substância digluconato de clorexidina, em concentração de 0,12%. Mas não importa o produto que você escolha, o fundamental é fazer a higienização correta.

- Não coloque todas as escovas de molho no enxaguante juntas, dentro de um copo, por exemplo. Isso acabaria levando a uma contaminação cruzada entre as escovas.

- Guarde sua escova na posição vertical. Se outras escovas dividirem o mesmo recipiente, garanta que elas não entrem em contato uma com as outras.

- E nunca esqueça de trocar as escovas de 3 em 3 meses, pelo menos.

 

Fonte: Geraldo Bosco Lindoso, especialista em odontopediatria, professor da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco e consultor da ABO – Associação Brasileira de Odontologia 

 

Você pode gostar de ler:

O dentinho está nascendo, o que fazer?

Como escovar os dentes das crianças?

Criança deve usar fio dental?

Como fazer a higiene bucal do bebê?

 

Priscilla Magnabosco

Escrito por: Priscilla Magnabosco

Confira os 13 posts publicados pela Priscilla Magnabosco

Veja Também