Como higienizar escovas de dentes

25.11.2013 – Como j√° dissemos em outras mat√©rias aqui, cuidar da higiene da boca √© muito importante para a sua sa√ļde e a do seu filho. E a limpeza da escova de dentes?? Hoje, vamos falar como higienizar escovas de dentes.

A limpeza ou desinfec√ß√£o da escova de dentes faz parte desse cuidado. N√£o basta lavar e retirar o excesso de √°gua da escova. √Č preciso higieniz√°-la diariamente com produtos que tenham a√ß√£o antimicrobiana, como enxaguantes bucais. Isso porque, em nossa boca, existem cerca de 900 esp√©cies de bact√©rias capazes de sobreviver por um dia inteiro entre as cerdas, prontas para ‚Äúvoltar ao lar‚ÄĚ na pr√≥xima escova√ß√£o.

Uma pesquisa feita em 2008 pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP mostrou que, entre 40 mães de bebês de 1 a 3 anos, apenas uma fazia desinfecção da escova dental. E entre mães de crianças entre 6 a 12 anos, das 40, nenhuma relatou fazer a higienização.

A orientação da higienização das escovas deve partir dos dentistas para que se torne rotina dos pacientes.

Como fazer:

1 . Armazene o enxaguante bucal numa embalagem spray de pl√°stico ou de vidro.

2 . Borrife-o nas cerdas e na cabeça da escova uma vez ao dia, após escovar os dentes à noite.

3 . Guarde a escova no arm√°rio do banheiro e n√£o sobre a pia. O banheiro √© o c√īmodo da casa que est√° mais sujeito √† contamina√ß√£o por microorganismos.

4 . Antes de utilizar a escova novamente, pela manhã, lave-a em água corrente. Assim você retira as bactérias mortas.

5 . Para eliminar o excesso de água após a escovação, bata o cabo da escova na pia. Não use a toalha de rosto para secá-la.

Como higienizar escovas de dentes

– H√° diferentes enxaguantes bucais com diferentes princ√≠pios ativos. Os mais eficazes para desinfec√ß√£o s√£o os que apresentam a subst√Ęncia digluconato de clorexidina, em concentra√ß√£o de 0,12%. Mas n√£o importa o produto que voc√™ escolha, o fundamental √© fazer a higieniza√ß√£o correta.

РNão coloque todas as escovas de molho no enxaguante juntas, dentro de um copo, por exemplo. Isso acabaria levando a uma contaminação cruzada entre as escovas.

РGuarde sua escova na posição vertical. Se outras escovas dividirem o mesmo recipiente, garanta que elas não entrem em contato uma com as outras.

РE nunca esqueça de trocar as escovas de 3 em 3 meses, pelo menos.

 

Fonte: Geraldo Bosco Lindoso, especialista em odontopediatria, professor da UFPE РUniversidade Federal de Pernambuco e consultor da ABO РAssociação Brasileira de Odontologia 

 

Você pode gostar de ler:

O dentinho est√° nascendo, o que fazer?

Como escovar os dentes das crianças?

Criança deve usar fio dental?

Como fazer a higiene bucal do bebê?

 

placa-magnabosco

 

@ M√£es Amigas

Escrito por: @ M√£es Amigas

Confira os 1560 posts publicados pela @ M√£es Amigas

Veja Também