Como fazer gelatina em camadas colorida

01.02.2014 – Tudo começou com uma foto que circulava pela internet. Que perfeição! Eu olhava para aquela gelatina e pensava comigo mesma qual era o segredo daquela receita! Curiosa como sou, corri atrás e coloquei a mão na massa! Afinal, como fazer gelatina em camadas colorida?

A primeira tentativa foi um desastre! Ela ficou toda deformada, gorda, horrorosa! rs. E, se você acha que eu estou mentindo, coloco a foto no final desta matéria, com link da postagem no nosso instagram e todas as dicas que recebi. E eu não desisti. Três semanas depois, encarei a cozinha novamente, e lá fui eu seguir com as novas dicas que li na internet.

Para fazer a gelatina em camadas você vai precisar:

Como fazer gelatina em camadas colorida

– 05 sabores diferentes de gelatina em pó (Eu optei por tutti frutti, limão, uva, maracujá e morango. A quantidade de sabores quem define é você, junto com o tamanho da sua forma)
– Água
– Leite condensado
– Uma mamadeira
– Uma forma redonda, com tamanho e formato à sua escolha
– E muita, mas muita paciência! Ótimo para aqueles dias que estamos pê da vida! rs

 

Ingredientes na pia, por onde começo? Qual o segredo?

A primeira dica que recebi foi untar a forma com um pouco de óleo. Não exagere, e não se preocupe, o gosto não passará para a gelatina. Mas depois que desenformei, pensei que talvez não precisasse untá-la! Enfim, se alguém fez sem untar, nos avise!

O modo de preparo de todas as gelatinas costumam ser 250ml. O segredo inicial está em reduzir essa quantidade para 150ml. Portanto, aqueça 150ml de água no fogo (eu usei a mamadeira do Miguel para medir, até porque, fazer a quantidade certinha te garante um visual mais bonito ao desenformar a sobremesa). Quando borbulhar desligue, acrescente a gelatina em pó, misture bem e adicione mais 150ml de água gelada. Nada diferente de como diz na embalagem, a não ser a quantidade de água, o que a deixará mais firme!

Com a mistura de 300ml de gelatina, separe 150ml novamente e acrescente 02 colheres (de sopa) de leite condensado. Mexa bem e reserve.
A outra metade de 150ml da gelatina normal, você irá despejar na forma. É bem pouquinho mesmo, não se assuste!
Leve ao freezer por 15 minutos, e retire. Se a gelatina estiver firme, e acredito que estará, adicione agora a outra metade da mesma cor, que está com o leite condensado. Faça isso cuidadosamente. Eu usei uma colher de arroz para despejar lentamente sobre a primeira camada, com isso ela não vai furar. Leve ao freezer por mais 15 minutos.

Enquanto isso, prepare o outro sabor, e repita todos os passos fielmente. A camada com o leite condensado dará um efeito de degradê com a primeira cor. A ordem das mesmas não importa, mas aconselho pensar nas combinações entre cores fortes e claras.

O processo para fazer as 5 cores, 10 com as camadas do leite condensado, durou aproximadamente 2 horas. Quando colocar a última camada, ao invés de levar para o freezer, leve para a geladeira, e deixe lá por algumas horas. Como eu comecei a fazer a gelatina à noite, deixei para desenformar somente no dia seguinte!

Qual o segredo para desenformar a gelatina em camadas?

Esse era o meu medo! Usei de pesquisa na internet e de dicas de outras mães para saber como fazer. Mas foi mais fácil do que imaginava. Eu esquentei uma panela de água no fogo, desliguei, e mergulhei a forma com a gelatina nela por aproximadamente 3 segundos. Não deixe muito tempo, pois caso contrário ela pode derreter. Depois coloque o prato sobre a assadeira, vire, e desenforme. Igual fazemos com o bolo!

E tchanannnnnnn, a expectativa é a melhor parte. Um liquidinho azul escorreu, um “PLOFT” eu ouvi e imediatamente pensei “ferrou”! Mas quando tirei a forma da gelatina, meus olhos brilharam! Finalmente! Eu consegui!!!! Estava orgulhosa de mim mesma, ahahahha, que nem criança, tirei 50 fotos e não conseguia parar de olhá-la! Mas logo tive que voltá-la para a geladeira para que ela não derretesse com todo esse calor! rs
Pois é meninas, façam! Ela parece ser nível difícil, mas não é! Basta paciência e as dicas certas.
Não desanimem se na primeira tentativa não der certo, olhem como ficou a minha.

Como fazer gelatina em camadas colorida

Mas, eu garanto, no final, vocês terão uma sobremesa de presença, bonita e barata!

Boa sorte!!!!


As fotos da segunda gelatina são da mãe amiga Camila Braga! Linda não?

 

Você poderá gostar também de aprender a fazer:

Sobremesa de Brigadeiro Duplo

Brigadeirão

Palha Italiana Divertida

Polyana Pinheiro

Escrito por: Polyana Pinheiro

Confira os 114 posts publicados pela Polyana Pinheiro

Veja Também