Como escovar os dentes das crianças?

04.09.2013 – É bom motivar e ensinar a criança a escovar os próprios dentes e passar o fio dental para que ela desenvolva um sentimento de responsabilidade pela sua saúde oral. Porém, até os seis anos de idade, a criança não tem coordenação nem habilidade suficiente para realizar uma escovação eficaz. Até ela ficar craque, um adulto precisa estar sempre por perto na hora de escovar os dentes. Então, como escovar os dentes das crianças? Qual a melhor técnica?

Existem várias técnicas para ensinar as crianças a escovarem o dente. A técnica mais correta é aquela que você domina e consegue promover uma boa higienização da boca da criança. É claro que não deve ser feito de qualquer maneira, por isso é essencial procurar um odontopediatra para uma boa orientação.

Segundo dados estatísticos, os autores comprovaram ser mais eficiente a técnica de Fones para crianças em idade escolar, por ser mais simples e de fácil aprendizado (Guedes-Pinto, 1999). A técnica de Fones pode ser feita pelos pais ou responsáveis até que a criança tenha coordenação suficiente para escovar sozinha (6-8 anos). Essa técnica envolve três movimentos básicos: trenzinho, bolinha e vassourinha.

fones

“Nas superfícies oclusais dos molares (aonde mordemos, nos dentes de trás) fazemos o trenzinho, um movimento de vai-e-vem, pegando de 2 em 2 dentes e sempre contando até 10. Em seguida fazemos a bolinha, movimentos circulares nas superfícies vestibulares (na parte “de fora” dos dentes, que fica voltada para os lábios), sempre pegando o dente e a gengiva para prevenir a gengivite. Por último, fazemos a vassourinha, movimento de varrer, partindo da base do dente perto da gengiva e indo “para cima” e em direção a bochecha nas superfícies linguais (face do dente que fica ao lado da língua nos dentes de baixo e voltada para o céu da boca nos dentes de cima)”.

Veja o vídeo abaixo, com minha filha Giovana:

Quando terminar todos os dentinhos, a criança deve escovar a parte superior da língua. O fio dental pode ser usado antes da escovação, fazendo um movimento de esfregar, abraçando a face lateral do dente, parecido com o movimento de secar as costas com a toalha. Leia aqui minha matéria específica sobre isso.

Minha filha Giovana, de 4 anos, foi bastante resistente à escovação dos dentinhos até os 2 aninhos: chorava, fechava a boca, balançava a cabeça… mas ela foi percebendo que a mamãe aqui não desistiria. Sem força, eu ou o papai a segurávamos e a mamãe escovava todos os dias, cantando musiquinhas, contando historinhas e, assim foi indo, até que agora ela gosta de escovar e colabora muito.

O uso do fio dental e a melhor escovação fazemos à noite, antes de dormir, e criamos uma rotina de fazer essas atividades nos intervalos do desenho que ela gosta de assistir. No primeiro intervalo, é o uso do fio dental, no segundo, a escovação e, no último, o xixi; depois é só ir para a cama quentinha!!

Como escovar os dentes das crianças

Giovana com 9 meses de idade

Como escovar os dentes das crianças

Escovar seus dentinhos era tarefa árdua rs rs

Mamães e papais, sei que não é fácil, mas persistam, os bebês são muito espertos, ao perceberem que vocês não irão desistir, eles vão se adaptando e facilitando no momento da higiene oral. E, mais tarde, vão ser gratos a vocês por isso……afinal, nada como um lindo sorriso !!!

 

Você pode gostar de ler: A primeira consulta ao dentista e Crianças que só mostram os dentes inferiores

 

placa-magnabosco

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1510 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também