Como emagrecer saudável e sem sofrimento

25.09.2013 – Agora que você já sabe por que é tão difícil emagrecer, vou deixar aqui dez dicas para emagrecer de forma saudável e sem sofrimento!

1. Coma de 3 em 3 horas

Pular refeições faz a gente chegar no almoço e jantar com muita fome, comendo mais e “devorando” tudo que vê pela frente.

2. Inicie a refeição com uma salada

Comece com folhas, legumes e verduras. Quando chegar o prato principal você estará com menos fome e irá conseguir comer menos.

3. Fique 20 minutos na mesa

O nosso corpo produz hormônios que dão a sensação de saciedade. Esta informação chega ao cérebro em 20 minutos. Se comer em menos tempo, sairá da mesa com fome e acabará repetindo o prato ou pegando uma sobremesa.

Como emagrecer saudável e sem sofrimento4. Leve sempre um lanche na bolsa

Após 3 horas da última refeição, pare um pouco o que estiver fazendo e coma um lanche leve, como castanhas, frutas, barrinha de cerais, iogurtes etc

5. Cuidado com a despensa!

Não faça estoques de guloseimas em sua casa, pois na hora da fome irá acabar comendo o que estiver mais acessível. Procure ter coisas saudáveis como iogurtes, frutas, pães integrais etc

6. Se quiser comer doces, coma em pouca quantidade

Comer 2 quadradinhos de chocolate meio amargo por dia, não faz ninguém engordar e dá uma sensação de prazer. Quando terminar, mude o foco da sua atenção para outra atividade, assim não irá comer a barra inteira!

7. Pratique atividades físicas que dão prazer

Não adianta se matricular na musculação se você detesta aparelhos e o ambiente de academia. Em primeiro lugar você precisa ter prazer na atividade que for praticar. Pode ser que você se surpreenda ao descobrir uma nova aula de dança ou um mergulho refrescante na natação. Além disso, você pode encarar o esporte como um desafio para ir melhorando sua performance, superar seus limites e até participar de competições no futuro.

8. Beba dois litros de água por dia

Essa dica parece óbvia, mas muitas pessoas esquecem de beber água ou preferem matar a sede com sucos e refrigerantes, que são líquidos muito mais calóricos.

9. Cuidado com restaurantes

Atualmente comer em restaurantes “por quilo” virou uma rotina para as pessoas que trabalham e não conseguem ir para casa fazer suas refeições. Além da variedade de opções (o que faz a gente querer experimentar tudo!) muitos restaurantes costumam utilizar gordura vegetal para preparar os alimentos e as frituras, ou seja, além de engordar, fazem muito mal para a saúde…Se possível, procure comer em restaurantes com perfil light ou tente levar o almoço de casa para o trabalho.

10. Peça ajuda da família e amigos

Todos precisam se comprometer a ajudar, evitando comer alimentos muito calóricos quando estão com você. Quando for convidada para sair, sugira locais com opções leves, como saladas ou sopas. Mesmo avisando a todos que está tentando emagrecer, sempre irão surgir convites para festas, churrascos etc. Se achar que não vai resistir às tentações, talvez seja melhor recusar o convite. É difícil se privar de eventos sociais, mas coloque você e sua saúde em primeiro lugar! Seus verdadeiros amigos irão entender e quando você atingir sua meta, eles serão os primeiros a te elogiar e dar os parabéns!

 

Você pode gostar de ler: Como perder peso após o parto e Que pão é mais saudável, afinal?

Priscila Panzarella

Escrito por: Priscila Panzarella

Confira os 17 posts publicados pela Priscila Panzarella

Veja Também