Como cuidar da cicatriz da cesárea?

25.03.2014 – Hoje nós iremos falar sobre como cuidar da cicatriz da cesárea. Mas antes vale ressaltar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o percentual recomendado de parto cesárea é de 15%. No entanto, o Brasil é um dos recordistas mundiais de cesariana. Quando se trata da melhor maneira do bebê nascer, as autoridades em saúde são unânimes, o parto normal é a melhor opção. Isso porque a cesárea é um procedimento cirúrgico e indicado apenas quando a mãe ou o bebê correm algum risco.

Como cuidar da cicatriz da cesárea

Por ser um procedimento cirúrgico, alguns cuidados especiais serão necessários no pós-parto, um deles são os cuidados com a incisão da cesárea. Assim, hoje, falaremos sobre estes cuidados.

Como cuidar da cicatriz da cesarea

A cicatrização da pele da incisão de uma cesárea leva em torno de 10 a 15 dias. No entanto, até que a cicatriz tenha seu aspecto final e a resistência a trações, é necessário um período de 12 a 18 meses. Esforços físicos precoces podem levar a aberturas parciais ou até total da cicatriz, chamada de deiscência dos pontos.

Além disso, as cicatrizes internas produzidas durante o procedimento também demoraram meses para cicatrizar.

Geralmente os obstetras utilizam pontos intradérmicos, os mesmos utilizados em cirurgias plásticas, ou pontos simples. Para realização dos pontos intradérmicos, o médico pode utilizar o fio absorvível, não sendo necessário remover os pontos. Em outros casos, a retirada dos pontos costuma acontecer de uma semana a dez dias depois do parto.

Cuidados com o corte da cesárea: 

– Nos primeiros dias após a cirurgia, procure ficar em repouso.

– Evite ficar em posições que pressionem o abdome, em especial a área onde a incisão foi realizada. É preciso descansar porque longos períodos de pé podem fazer seu corte arder.

– Evite sentar-se em sofás e camas muito baixos.

– Também é muito bom ter alguém em casa que cuide da comida e da roupa, para você se concentrar nos primeiros dias da amamentação e na sua recuperação.

– Lave a incisão com água e sabão normalmente durante o banho e seque bem.  Caso haja curativo, troque-o diariamente;

– Evite a exposição da cicatriz ao sol, pois o sol pode predispor a incisão à uma pigmentação (cicatrizes escuras), ou a uma despigmentação (cicatriz mais clara que a pele). Caso não tenha outra opção, use filtro solar ou opte por um biquíni mais alto ou maiô.

– Não utilize nenhum produto na incisão até que ela esteja completamente cicatrizada, a menos que seja a orientação de seu médico.

– O atrito promovido pela roupa pode prejudicar a cicatriz, podendo levar a um processo inflamatório, sendo este agravado pelo uso de roupas de tecido sintético, podendo ser prevenido utilizando vestimentas de algodão. Em cicatrizes mais recentes de cesárea, recomenda-se o uso de calcinhas de algodão;

– Lembre-se de manter uma dieta equilibrada, pois também ajuda no processo de cicatrização.

Sinais de Alerta:

– Vermelhidão súbita na cicatriz ou na pele ao redor, com ou sem aumento da temperatura local;

– Líquido vazando do corte;

– Abertura de pontos;

– Febre, mesmo que o corte pareça estar cicatrizando bem.

– Mais tardiamente, a partir de 1 mês, fique atenta a sinais como vermelhidão persistente da cicatriz, aumento do relevo da mesma, endurecimento do tecido embaixo da cicatriz, além de coceira persistente, pois estes fatores podem indicar a evolução para uma cicatriz hipertrófica ou eventualmente até quelóide.

Na presença de qualquer um destes sinais procure imediatamente seu médico.

Com quanto tempo posso voltar às atividades normais?

– É recomendado que você evite dirigir por cerca de um mês, uma vez que as manobras do corpo podem provocar dores, além da possibilidade de uma freada repentina;

– Nas primeiras seis semanas após o parto, é recomendado que não carregue peso. Caso tenha filho(s) mais velho(s), procure segurá-lo quando estiver sentada. O peso do bebê deve ser o máximo permitido para você carregar;

– Exercícios físicos intensos devem ser evitados nas seis a oito semanas após o parto;

– A atividade sexual geralmente pode ser retomada em torno de 40 dias após o nascimento do bebê.

Você pode gostar de ler:

Sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto

Choro do bebê, como identificar as causas?

Baixa produção de leite materno, por quê?

Curativo do umbigo do bebê: passo a passo

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1592 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também