Dicas de como cuidar bem da sua voz

12.05.2014 – Caras mães: até esse artigo, venho falando sobre como se processa o desenvolvimento da fala e da linguagem nas crianças. Hoje, resolvi fazer algo diferente, escrevendo algo direcionado para as mães, para melhorar a qualidade de vida de algumas delas, tanto em casa como no trabalho.

como cuidar bem da sua vozSei que vocês, mães, além das atividades em casa, podem diferentes profissões, trabalhando com computação, publicidade, jornalismo, na área da saúde, ou podem estar ligadas a atividades de ensino, dando aulas em escolas, cursos, palestras. De qualquer forma, o que vou dizer pode interessar a algumas pessoas e está relacionado com o uso da voz.

A voz é um som produzido pelo ser humano e é uma característica de cada pessoa. Nós somos identificados pela nossa voz.

A voz é diferente nas fases da vida, serve para diferenciar os homens das mulheres, a idade, o tipo físico e até características da nossa personalidade e de nosso estado emocional.

como cuidar bem da sua vozCuidar da nossa voz é importante pois ela é um meio de comunicação, tanto no trabalho como no nosso lar. Você já ficou disfônica alguma vez? Ou totalmente afônica (sem voz alguma)?

Se ficou, lembram como foi difícil se comunicar com as pessoas?

 

Algumas dicas de como cuidar bem da sua voz

1. Se você trabalha em um lugar muito barulhento, não tente competir com o ruído pois isso vai forçar muito as pregas vocais e os músculos da laringe, portanto, fale normalmente e articule bem as palavras.

2. Antes de dar sua aula ou palestra, evite alimentos achocolatados e derivados de leite pois esses aumentam a secreção no trato vocal (garganta).

3. Evite roupas muito apertadas, principalmente na região do pescoço e da cintura, dando preferência a tecidos mais leves e não sintéticas, que possibilitam maior ventilação.

4. Uma dica importante se você trabalha em ambiente com ar condicionado – tome bastante água para se hidratar, pois o ar fica ressecado e atinge também a voz. Enquanto estiver falando, vai ingerindo água.

5. Evite os sprays, pastilhas e drops, pois eles atuam como analgésicos melhorando a voz aparentemente e mascarando o abuso da voz. Quando o efeito passa, você vai perceber que continua o abuso vocal.

como cuidar bem da sua voz

6. Ao falar, mantenha a postura do corpo ereta, porém relaxada, principalmente a cabeça.

7. Caso você seja um profissional que usa bastante a voz e já está sentindo necessidade de se informar mais sobre esse assunto, tente realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal orientados por um fonoaudiólogo, principalmente nos momentos que antecedem a atividade que vai exigir bastante da sua voz.

Essas são apenas algumas dicas para auxiliá-las a se cuidar melhor no dia a dia. Boa sorte!

 

Você pode gostar de ler:

Trabalhar fora e ser uma boa mãe

Amamentação e trabalho: é possível?

Como se inicia a fala do bebê

 

Cecília Lima

Escrito por: Cecília Lima

Confira os 23 posts publicados pela Cecília Lima

Veja Também