Como contar uma história?!

13.08.2013 – A contação de histórias é uma maneira importante para estimular a leitura, desenvolver a linguagem, despertar o senso crítico e desenvolver a criatividade da criança. Saber como contar uma história vai envolver as crianças, dar asas à imaginação, despertar emoções e transportar as crianças para o mundo do faz de conta.

Hoje, o contador de histórias é um profissional, que frequenta espaços culturais, livrarias, teatros, com o objetivo de entreter e divertir, além de, naturalmente, ensinar.

Há cursos para contadores de histórias, empresas especializadas e também livros, que podem dar os primeiros passos para quem deseja desenvolver essa arte, seja para os filhos em casa ou os alunos na escola.

E quem quiser incrementar um pouquinho, os dedoches são ideais para desinibir quem ainda não domina a técnica 😉

Livros para aprender a arte da contação de histórias

Como contar uma história

Técnicas de Contar Histórias – Um Guia para Desenvolver as Suas Habilidades e Obter Sucesso na Apresentação de uma História

De Vânia Dohme – Editora Vozes

Um livro de inestimável valor e utilidade para contadores de histórias profissionais ou semiprofissionais e também “amadores” como pais, avôs, professores, educadores (que, no fundo, todos nós, que vivemos em contato com crianças e jovenzinhos, somos) – e até curiosos e interessados em geral.

 

Como contar uma história

Contar Histórias – Uma Arte Sem Idade

De Betty Coelho – Editora Ática

Este livro mostra que, para contar uma história, é necessário planejar o que se vai contar, saber para quem e de que modo vai contar. Funciona como um plano de narrativa, um roteiro para auxiliar aqueles que desejam se tornar praticantes da arte de contar histórias e ainda não descobriram por onde começar.

 

Como contar uma história

 

Como contar histórias usando sons

De Silvio Costta – Editora Mundo Mirim

Neste livro, o autor Silvio Costta dá dicas de como criar histórias por meio de improvisos, uso de onomatopeias e outros recursos sonoros. O livro oferece exercícios para serem desenvolvidos de modo individual ou em grupo. Quem quiser ‘escutar’ os sons dessas páginas, descobrirá que é possível contar histórias de um jeito diferente.

 

 

 Você pode gostar de ler: Tem leitor novo nessa casa!

 

placa-simone

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1389 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também