Como conservar alface a semana toda

21.10.2013 – Cansada de jogar fora metade do pé de alface, e ver o desperdício toda semana na minha casa, passei a comprar aquelas bandejas individuais, prontas.

Higienizadas as duas folhinhas de alface, uma de rúcula, um tomatinho cereja e uma fatia de mussarela, partida ao meio, causando um grande impacto nos olhos e no bolso, que ficam onde costumo chamar de “balcão dos solteiros”, era a “solução” do momento, já que o desperdício era real.

Não contente, saí em busca de testar algumas técnicas “colhidas” na internet de como conservar o tal pé, até que fosse consumida a última folha, e que ainda estivesse “crocante”, como se fresca, por mais tempo.

E acreditem, achei \o/ \o/!!!

Pois bem, assunto resolvido e esquecido, até que a querida Mãe Amiga (MA) Renata Cantafio postou no nosso grupo sobre a descoberta dela em conservar o alface.

Aqui um trecho “Gente, preciso contar uma coisa que fiz sem querer em casa e deu mega certo! Nunca li sobre a conservação da salada, mas sempre que compro, estraga super fácil na minha geladeira! Resolvi compartilhar para saber se vocês fazem isso em casa, se já tiveram essa ideia e como vocês conservam as suas saladas!”

E renderam muitos post, de outras MA’s que não sabiam e sofriam do mal do desperdício, como eu e a Renata.

E não é que ela, como eu, usamos da mesma técnica de conservação!

Acompanhem:

– Após a compra, lave bem, folha por folha;

– Após, seque-as muito bem também. Indico usar aquelas centrífugas de verduras ou enxugá-las no pano de prato, uma por uma;

– Escolha uma vasilha de plástico com tampa, e forre com papel toalha;

– Coloque as folhas e termine com outro pedaço de papel toalha;

– Leve à geladeira;

– Em média, duram até 5 dias.

Higienização:

Como conservar alface a semana toda

Para a higienização, uso o Pury Vitta – com 1/2 tampinha para cada litro de água, deixo por 5 minutos. Depois lavo com bastante água corrente.

Ah! Aproveitando, o Pury Vitta também serve para limpar copos, bicos de mamadeiras, canudos, frutas – outra dica compartilha no grupo MA, por Arinha Melo, e que renderam muitos post.

Me rendo, sim, é um pouco trabalhoso, mas nada impossível e tenho certeza que o investimento de tempo é vantajoso.

Só de você ter durante a semana verduras frescas (digo verduras porque o mesmo processo pode ser utilizado para o agrião, rúcula, espinafre), já limpas, prontas para o consumo, e sem desperdício de grana, verá o quanto vale a pena 😉

É isso, espero que gostem, que aproveitem e mãos à obra!

Agradeço ainda as meninas do grupo, pelas dicas compartilhadas e todo o carinho.

Fui!

Beijos

 

Você pode gostar de ler:

Como gelar bebidas rapidamente

Como remover manchas usando açúcar

Como congelar a papinha do bebê

 

Placa-Joyce

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1278 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também