Como congelar a papinha do bebê

14.05.2013 – Com a correria do dia-a-dia, é cada vez mais comum as mamães recorrerem ao congelamento das papinhas do bebê. Não existe alimentos que não percam nutrientes quando congelados, mas há maneiras de diminuir essa perda.

Papinhas que contenham ovos ou claras cozidas, gemas, vegetais crus, iogurte, folhas de verduras e de frutas, além de banana não podem ser congeladas. E nada de colocar no freezer o que sobrou do pratinho da criança. Alimentos que já entraram em contato com a saliva ficam suscetíveis à contaminação, pois a saliva possui uma infinidade de bactérias.

No freezer, as papinhas duram 3 meses congeladas e, no congelador da geladeira, 30 dias no máximo! O alimento pode ser congelado em recipientes de vidro ou de plástico livre de bpa, lavados com sabão neutro e água quente antes da utilização.

Para congelar qualquer alimento, é preciso que ele esteja fresco. Após o preparo, porém, é necessário esperar esfriar. Para um resfriamento mais rápido e seguro, realize e o processo de redução da temperatura, chamado de branqueamento. Esse processo preserva as características e textura dos alimentos, assim como seu valor nutricional (mesmo assim ocorrem perdas). Os recipientes devem ser pequenos, para que sobre pouco espaço para evitar o acúmulo de ar. Feche em seguida e leve ao freezer.

maes amigas_papinhas

 

Passo a passo do branqueamento

1 – Coloque o alimento em uma vasilha.

2 – Em um recipiente maior, despeje água e gelo.

4 – Ponha o menor sobre o maior, com muito cuidado, para não molhar o alimento.

5 – Esterilize, com água quente, os potes que irão ao freezer e divida as porções.

6 – Cole, em cada pote, um adesivo com a data de preparo e os ingredientes que a refeição contém. Assim, você mantém uma alimentação variada.

 

O processo de descongelamento da papinha também pode influenciar na qualidade da papinha servida. Uma vez descongelada, a papinha não poderá ser congelada novamente.  Pois a multiplicação de bactérias começa no ato do descongelamento e pode se agravar, caso a comida seja congelada novamente. Por isso, armazene porções pequenas, para não haver sobras.

Um dia antes ou pela manhã, retire a papinha do freezer e coloque-a na geladeira. O processo de descongelamento será natural e com menor risco de contaminação bacteriana. Na hora da refeição, esquente e sirva. Evite o uso de forno microondas, pois haverá uma perda ainda maior de nutrientes e, além disso, formação de radicais livres.

 

Placa-colunistas-carol

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1496 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também