Como a fazer o Swing Poi ou Balangadã

11.03.2014 Olá pequeninos e crescidinhos, hoje nosso tutorial vai explorar um pouco da arte circense, ensinando a fazer um tipo de malabares chamado Swing Poi de Fitas, bastante parecido com o Balangandã, para se divertirem com as crianças, mas antes, vou contar para vocês de onde veio minha inspiração.

Swing Poi ou Balangadã

Estive, por uma razão de trabalho, em Los Angeles na última semana e, no tempo livre, pude passear um pouco pelas praias na cidade no domingo. Havia muitas crianças andando de bicicleta e patins na ciclovia com a família, brincando na areia e na água, o que era inacreditável, porque estava muito gelada. Outros faziam piquenique no gramado, jogavam bola ou andavam de skate. Estava um dia ensolarado, ótimo para curtir as atividades ao ar livre.

 

Swing Poi ou Balangadã

 

Além disso, chegando ao Pier de Santa Monica, vários equipamentos de circo instalados na areia atraiam muitas pessoas e muitos olhares. As crianças especialmente me chamaram a atenção, pois se atreviam sem constrangimentos e sem medo no slackline, nas argolas olímpicas e num aparelho que eu nunca tinha visto, em que haviam argolas em sequência, no qual as crianças ficavam penduradas e iam passando de argola para a outra argola, dando rodopios no ar, como se fosse um ballet.

Como se não bastasse, dei de cara com uma banda mirim formada por irmãos fantasiados cantando músicas do Michael Jackson e coletando gorjetas, uma multidão em volta apreciando a graciosidade e bravura dos pequenos de frente para o público!

 

Como a fazer o Swing Poi ou Balangadã

 

E, para finalizar, um parque de diversão à beira mar, com uma escola de circo dentro e a tenda do Cirque du Soleil armada bem em frente. Claro que os ingressos estavam bem mais baratos e aproveitei uma noite livre para poder ver a apresentação Totem. Bom, vocês podem imaginar como é o espetáculo, mas quem dá o gostinho especial são as crianças na plateia, um show à parte.

Com todo este clima circense em volta e um grande incentivo artístico para os pequenos, me coloquei a pensar o quanto as escolas de circo para as crianças são uma grande fonte de desenvolvimento, tanto no âmbito da criatividade, mas também fisicamente e na construção das relações interpessoais de confiança e espírito de equipe. Foi ai então que resolvi elaborar o passo-a-passo de hoje.

Passo-a-passo para fazer o Swing Poi ou Balangandã

1. Você vai precisar de: papel crepom colorido, uma folha de jornal, durex colorido/fita crepe, 1,5m de barbante, 1/4 de xícara de arroz, um saquinho plástico, um elástico e tesoura.

foto (8)

 

2. Encha o saquinho com o arroz para dar peso ao balangandã, torça o saquinho e amarre com o elástico. Quanto mais nova for a criança, menos arroz deve ser colocado para não machucar.

foto (9)

 

3. Corte agora quatro rolinhos de papel crepom de, mais ou menos, 3 cm cada.

foto (15)

 

4. Desenrole os rolinhos de papel crepom e amarre as pontas com o barbante.

foto (10)

 

5. Agora amarre junto ao saquinho de arroz.

foto (11)

 

6. Dobra a folha de jornal em quatro partes e coloque o saquinho de arroz dentro como se fosse um envelope.

foto (13)

 

7. Enrole o jornal em volta do saquinho de arroz, deixando o barbante e o papel crepom do lado de fora, de forma que fique no formato de uma bolinha.

foto (12)

 

8. Enrole agora com o durex colorido/fita crepe também lembrando de deixar o barbante e o papel crepom para fora. Pronto! Está feito o Swing Poi ou Balangadã. Se quiserem, podem brincar com dois deles, um em cada mão, é só repetir o passo-a-passo.

 

foto (16)

 

Vocês podem ver alguns movimentos neste vídeo amador mostrando crianças brincando com o Swing Poi ou Balangadã para inspiração.

 

 

Você pode gostar de ler:

Montando cenários sem sair de casa

Todo brinquedo é unissex?

Saiba o que é Slowkids e aprenda a fazer um barquinho de rolha

Mariana Granato Barbosa

Escrito por: Mariana Granato Barbosa

Confira os 16 posts publicados pela Mariana Granato Barbosa

Veja Também