? Mães Amigas - Campanha contra a Poliomielite 2015

Campanha contra a Poliomielite 2015

Campanha contra a Poliomielite 2015

15.08.2015 – Começa neste sábado, dia 15 de agosto, a campanha de vacinação contra Poliomielite em todo o Brasil. Crianças de seis meses de idade a cinco anos incompletos devem receber a dose contra o vírus.

Em Campinas, a vacina será dada em 64 postos de saúde e 100 postos volantes, das 8h até as 17h. (Veja a lista dos Centros de Saúde aqui.) Também serão atualizados os cartões de vacinas de crianças de zero a cinco anos para imunização de outras doenças. A campanha se estende até o dia 31 de agosto.

Campanha contra a Poliomielite 2015

“Embora o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental dar continuidade às campanhas de vacinação para evitar a reintrodução do vírus no País, uma vez que ele ainda circula em alguns deles”, diz a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, a enfermeira Andrea Barbosa.

Aquelas crianças que nunca foram vacinadas contra a poliomielite, não receberão as gotinhas na campanha. As crianças que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas com vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já aos seis meses, a criança deve receber uma dose da vacina oral e outra de reforço aos 15 meses. Para isso, pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação aos postos de saúde.

Esquema de Vacinação

Campanha contra a Poliomielite 2015

Sobre a Poliomelite

A doença é infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

 

Fonte: Prefeitura de Campinas

Campanha contra a Poliomelite 2015

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1650 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também