Caiu da cama e bateu a cabeça, o que fazer

07.08.2013 – Se o seu filho caiu da cama e bateu a cabeça, primeiro acalme-se, pois geralmente a mãe ou cuidadora fica desesperada, sentindo-se culpada… E a criança, muitas vezes chora mais porque ficou assustada do que por causa da dor.

A partir dos quatro meses, o bebê já é capaz de rolar e, ao estar na cama dos pais, mesmo cercado de travesseiros, pode se movimentar tanto que vai parar no chão. É um acidente relativamente comum e, apesar de assustar muito, raramente acontece algo mais sério.

Mas, é preciso avaliar cuidadosamente a criança. Observe se apareceu um galo (abaulamento) ou uma depressão. 

O galo pode ser decorrente de um extravasamento de sangue no subcutâneo e, neste caso, o melhor é fazer compressa fria.

Se você observar uma depressão, pode ter havido um trauma mais sério, com afundamento ósseo.

Às vezes, porém, os traumas não mostram sinais externos, mas podem causar algum sangramento interno.

Observe o comportamento da criança

Se ela perder a consciência, começar a ficar sonolenta ou vomitar é sempre melhor procurar um pronto socorro, pois o médico poderá avaliar melhor o que está acontecendo, pedindo um raio X. Se a criança já andar, observe seu equilíbrio ou sinais de fraqueza. E, em crianças maiores, observe se há problemas na fala ou na visão.

Em geral, os pais acham que a criança não pode dormir e ficam “atormentando” os pequenos. Na verdade, o que não deve ser confundido é o sono normal de uma criança que caiu, bateu a cabeça, chorou bastante e agora está cansada com o rebaixamento da consciência (coma) por conta do trauma. Quando a criança apresenta vômito; este pode ser sinal de um sangramento interno.

De qualquer forma, passado o susto, leve a criança ao seu pediatra de confiança para uma avaliação. E também fique atenta aos locais onde a criança dorme para evitar novas quedas!

Você pode gostar de ler: 17 dicas de casa segura para crianças, 10 dicas para deixar o quarto do bebê mais seguro e Farmacinha: o que ter em casa e o que levar numa viagem

Silvia Castilho

Escrito por: Silvia Castilho

Confira os 54 posts publicados pela Silvia Castilho

Veja Também