Brincadeiras de Páscoa

02.04.2015 Desde que me conheço por gente, eu e minha família comemoramos a Páscoa de uma maneira divertida e especial. Como temos uma chácara com muitas árvores e somos em vários primos, aproveitamos para fazer diversas brincadeiras. Quando pequena, mal conseguia dormir à noite, ansiosa para a diversão do dia seguinte. Hoje, a ansiedade deu lugar apenas para a animação! Rs!

Brincadeiras de Páscoa

Em nosso domingo de Páscoa fazemos a caça aos ovos após o almoço. As crianças ficam quietinhas (em teoria) no quarto, enquanto “o coelho” e os adultos escondem os ovos e fazem as pistas. Quando eles nos “liberam” é a maior agitação.

A brincadeira

Como jogar: Todos possuem uma lista de tarefas a cumprir antes de sair em busca de sua caixa de ovos de páscoa.

Lista de tarefas:

– cantar músicas do coelhinho

– dançar olhando para a câmera (tem que fazer direitinho, senão não tem chocolate)

– ler um poema ou algum versinho que fala da importância dessa data para a família

– ver quem dá cambalhotas em menor intervalo de tempo

– por fim pegar a pista recebida e sair a procura de sua caixa de ovos

Participantes: quanto mais gente melhor rs! Se sua família não for tão grande, sugiro fazer mais que uma pista para cada participante. Assim a brincadeira fica mais longa e até mais difícil!

Idade: indeterminada, todos podem e devem se divertir.

Vencedores: todo mundo

Prêmio: uma caixa com vários ovos de páscoa e bombons e, claro, muita diversão!

Lembro-me da vez em que minha pista me dizia que meus ovos estavam escondidos em um lugar molhado. Fui ao box do banheiro, mas nada tinha por lá. Resolvi então procurar próximo à piscina e, de repente, encontrei bem no cantinho, bem escondidinha, uma boia com diversos ovos e chocolates. Haja criatividade! Já com a minha irmã, foram mais radicais! Temos uma torre de água perto ao portão com uma altura considerável (rs) e ela teve que escalar até o topo para ganhar sua cesta de ovos. No fim, todo mundo quis subir e aproveitar a farra!

O bacana desses momentos é ver as filmagens e relembrar os domingos de Páscoa dos anos anteriores, perceber como crescemos ano após ano e como a família aumenta com a chegada dos primos pequenos. Hoje, os primos “grandes” ficam com a tarefa de ajudar os primos “pitocos” e até mesmo os namorados (as) entram na festa. Tenho certeza de que essa tradição passará para os meus filhos e um dia serei eu escondendo os ovos, bolando pistas e charadas para eles.

Todos reunidos na páscoa de 2012.

 

Outras brincadeiras

Corrida com ovo: as crianças apostam corrida segurando um ovo equilibrado em uma colher. Quem chegar mais rápido será o primeiro a receber os chocolates.

Coelhinho sai da toca: essa brincadeira é parecida com a “dança da cadeira”, mas no lugar de cadeiras, usamos bambolês. Cada criança deve ficar dentro de um bambolê e quando um adulto falar “coelhinho sai da toca” elas trocam de lugar. A cada rodada o adulto tira um bambolê até sobrar uma única criança.

Pulo do coelho: com um giz, faça uma marquinha no chão. Assim, cada criança deverá saltar com um coelho de um lugar específico até a marquinha de giz. Quem chegar mais perto é o campeão ou a campeã.

Amigo ovo: é o mesmo princípio do amigo secreto, só que desta vez, com ovos de chocolate.

Jogo da sorte:  coloque vários ovinhos de páscoa em um pote transparente e peça para as crianças adivinharem quantos ovinhos há lá dentro. Quem chegar mais próximo ao número exato, ganha o pote cheio de chocolates.

 

caixa mel

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1393 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também