Bolinho Assado de Mandioquinha com Espinafre

21.01.2015 – Receita boa é assim, tem que ser compartilhada! E foi o que a mãe amiga Aline Alquezar fez em novembro de 2014 ao compartilhas o bolinho assado de mandioquinha com espinafre no grupo fechado do facebook. Desde então, a receita não para de subir, pois vira e mexe alguma mãe a está buscando “na lupa” para fazer em casa. E hoje foi a nossa vez de fazer e compartilhar com vocês, pois nós testamos e amamos!!!!

Bolinho Assado de Mandioquinha com Espinafre

A receita original leva os seguintes ingredientes:

1/2 maço de espinafre lavado (somente as folhas)
400 g de mandioquinha
1/2 colher sopa de sal
1 pitada de pimenta do reino
1 colher sopa salsinha
2 colheres sopa queijo ralado
1 ovo inteiro
1 colher sopa farinha de trigo
manteiga sem sal para untar a forma

As folhas do espinafre devem ir ao fogo baixo por aproximadamente 5 minutos com a panela tampada até que murchem bem. Como a folha solta muita água não é necessário colocar água para o cozimento. Ela diminuí muito de tamanho, portanto não se assuste. (rs) Esprema-as para soltar a água, pique-as e reserve-as.

Como foi por aqui: Usei aquele espinafre congelado, da marca Bonduelle, que já vem picado. Usei “duas bolinhas”. Apenas tirei do freezer e deixei elas descongelarem naturalmente, enquanto preparava a receita.

As mandioquinhas devem ser descascadas e picadas em rodelas. Coloque-as em uma panela semi tampada com água e deixe-as cozinhando até que fiquem macias, a ponto de fazer um purê. Adicione sal a gosto.

Em uma tigela misture a mandioquinha amassada, o espinafre, a salsinha, o queijo ralado, a farinha e o ovo já batido anteriormente. Ajuste o sal.

Como foi por aqui: Eu não usei a farinha (não tinha e achei que a consistência daria para enrolar) e adicionei 3 colheres de queijo ralado no total, pois amo de paixão rs.

bolinho assado de mandioquinha com espinafre

Unte a forma com margarina e distribua os bolinhos assados de mandioquinha com espinafre.

Como foi por aqui: Eu usei uma colher para medir “as bolinhas” e fui colocando a massa direto na assadeira até completar a mesma.

Pré aqueça o forno por 10 minutos e asse em forno 180C (na realidade o meu forno é muito ruim e não consigo dizer a temperatura exata, mas esta era a temperatura da receita)

O tempo correto é quando o bolinho assado de mandioquinha com espinafre estiver levemente dourado. Eu preferi virar os bolinhos para assar do outro lado, por inteiro. Aqui foi aproximadamente 10 minutos de cada lado.

 

Retire do forno e voilá! O bolinho assado de mandioquinha com espinafre estão prontos! A consistência é mais crocante por fora e macia por dentro! Amamos e Miguel devorou uns 7 bolinhos assados de mandioquinha com espinafre!

{Benefícios do Espinafre para a saúde}

 

Você poderá gostar de cozinhar:

Maes Amigas Arroz Forno

 


Bolinho de Arroz de Forno

clique aqui

Polyana Pinheiro

Escrito por: Polyana Pinheiro

Confira os 104 posts publicados pela Polyana Pinheiro

Veja Também