Benefícios Wrap Sling – Mães Amigas

benefícios wrap sling

22.07.2015 – Logo que Murilo foi para casa eu recebi muito apoio, dicas e sugestões pelo fato dele ter nascido prematuro. É claro que esse texto está atrasado, pois vida de mãe de dois, dona de casa, profissional e esposa é uma loucura hahahah. Mas eu não poderia deixar de resgatar, e compartilhar com vocês, um assunto que me encantou muito: os benefícios wrap sling. Quem me apresentou a esse universo foi a Gabi, que é mãe, consultora de aleitamento materno e também especialista no uso do wrap sling, tanto que criou uma página para falar apenas sobre isso.

No começo, confesso que foi trabalhoso usar aquele monte de pano rs. Leva um tempo para pegar o jeito da amarração, mas depois que se aprende, fica fácil e vantajoso, principalmente por ficar com as mãos livres para fazer outras coisas enquanto o bebê fica ali, quentinho e quietinho em você. Pode parecer bobeira, mas é uma verdadeira conquista fazer várias coisas ao mesmo tempo, com sucesso, e com o pequenino a tira colo!!!

Eu convidei a Gabriela Giacheta para contar um pouquinho mais sobre os benefícios wrap sling e sua utilização, de modo geral. Espero que gostem e que ajude muitas mamães.

benefícios wrap sling

Benefícios Wrap Sling:

O que é Wrap Sling?

Os carregadores de bebês são tecidos utilizados para manter o bebê em nosso colo, bem juntinho da mãe. Ele contribui para o desenvolvimento humano após o término da gestação! O bebê permanece em posição fisiológica, de maneira ergonômica onde continua a desenvolver-se em uma espécie de barriga de transição, que o faz lembrar o ambiente uterino.Existem vários tipos de carregadores de bebês: o sling de argolas, mei tai, cangurus ergonômicos, pouchsling, wrap sling. Minha experiência com o wrapsling foi incrível e passei a me interessar demais e atualmente, em conjunto com minha mãe que é costureira, e resolvemos fabricar um modelo específico de carregador de bebê, em algodão e viscose.

A partir de qual momento posso começar a utilizá-lo?

O wrapsling semi-elástico pode ser usado desde o primeiro dia de vida até o momento em que for confortável para mãe e criança, geralmente até 12|15 kg. Após isso eu recomendo o uso do mei tai ou canguru ergonômico.

Qual sua importância?

Na minha opinião e vivência, o wrap sling é o que mais deixa o recém-nascido em sua posição fisiológica, portanto, para os primeiros meses de vida é o ideal. Criar com apego e carregar sem medo alimenta muito mais do que podemos imaginar. O babywearing é a forma de se deixar permitir criar com mais calor humano e que, além dos benefícios, facilita nossas vidas no dia a dia.

Benefícios:

– aumento do vínculo entre mãe e bebê;

– estimula a amamentação;

– o bebê permanece em uma “barriga de transição” já que fica em contato com a pele da mãe, temperatura, respiração, batimentos cardíacos e o caminhar (balanço);

– acalma e proporciona melhores horas de sono;

– auxilia nas cólicas/refluxo (o bebê fica fisiologicamente posicionado o que facilita no processo de digestão e eliminação de gases);

– a mãe fica com as mãos livres e consegue realizar certas atividades como alimentar-se, descansar, realizar algumas atividades do lar (exceto cozinhar), entre outras;

– o bebê pode ser carregado de frente ou de lado pra você, além de poder amamentar no wrap sling;

É muito importante que o bebê fique acocorado”, ou seja, ergonomicamente correto, respeitando a sua anatomia, como você pode conferir na figura abaixo:

benefícios wrap sling

 

É proibido carregar o bebê de costas pra você em qualquer tipo de carregador, pois não  é uma posição ergonômica, podendo ser prejudicial para ele, que fica totalmente exposto e não poder se voltar para a mãe quando sentir necessidade.

A amarração que a Gabi me ensinou é a mais básica. No vídeo abaixo ela ensina como fazê-la.

 

 

 

Gabriela Giacheta – (19) 99663.1744
Enfermeira Obstetra / Assistência em Aleitamento Materno / Doula Pós Parto / Wrap Sling
www.descobridoresdemundo.blogspot.com.br

 

benefícios wrap sling

Polyana Pinheiro

Escrito por: Polyana Pinheiro

Confira os 114 posts publicados pela Polyana Pinheiro

Veja Também