Bate Papo Mães Amigas – Lancheira Saudável

02.03.2015 – O Bate Papo Mães Amigas desse sábado foi muito bacana. Conversamos com a nutricionista e consultora escolar, Carol Medina, sobre como identificar uma lancheira saudável e uma lancheira não saudável. Aprendemos como e quando higieniza-la e como identificar os 3 grupos alimentares que uma lancheira saudável precisa ter. Falamos também sobre:

Bate Papo Mães Amigas

– Bebidinhas Saudáveis: sucos industrializados X naturais;
– Leite: usar ou não usar leite
– Grupo dos Energéticos: integral é mesmo melhor? Opções saudáveis
– Grupo dos Construtores: usar desnatado? Light? Frios?
– Reguladores: frutas e vegetais
– Sanduiches Saudáveis: Como garantir um na lancheira do seu filho
– Como ler os rótulos e identificar os nutrientes essenciais

Nutricionista Informa

Abaixo segue um resumão, escrito pela própria palestrante, sobre cada item listado!

Embora pareça uma tarefa fácil, não é tão simples assim montar uma lancheira. Na hora de prepará-la para seu filho levar à escola, você não deve pensar apenas no que ele gosta de comer, mas especialmente no que é saudável.

Levando-se em conta de que é na infância que a criança define hábitos que irão acompanhá-la por toda a fase adulta, é fundamental que a participação dos pais em sua alimentação seja ativa. É também nesse período que suas atitudes podem diminuir ou aumentar a incidência de doenças cardiovasculares e diabetes, além dos distúrbios alimentares, entre eles, a obesidade e a anorexia.

A escolha da lancheira também merece atenção. É claro que as crianças sempre querem aquela que tem o seu personagem preferido, mas a qualidade do produto é fundamental. É importante que a lancheira seja térmica e de fácil higienização. Não se esqueça de verificar a lancheira quando seu filho retornar da escola. Além de conferir o que ele comeu, aproveite para fazer uma limpeza. O ideal é que todos os dias seja feita uma higienização com água e álcool e uma vê por semana com água e detergente.

Um lanche ideal deve conter uma bebida, uma fruta, um carboidrato e uma proteína. Por exemplo: 1 copo de suco de manga, 1 maçã, 1 sanduiche de pão integral com cenoura ralada e creme de ricota. Ao embrulhar o lanche, prefira envolvê-lo em papel-filme e depois colocar em um pote de plástico. Se a criança levar suco natural feito em casa, é preciso que a garrafa seja térmica, para conservar as vitaminas da bebida. Nunca se esqueça de colocar na lancheira algo para as crianças beberem. Elas perdem líquidos com facilidade nas atividades escolares e brincadeiras. A água de coco é ótima opção.

O ideal é balancear o consumo dos alimentos com as opções mais saudáveis e sempre incentivar a criança a evitar os exageros. Uma tarefa importante é tornar esses alimentos mais atrativos para os pequenos, portanto, abuse da criatividade.

Criança bem alimentada e feliz! Esse deve ser nosso grande objetivo!

Dicas extraídas do Bate Papo Mães Amigas

– A escolha de uma lancheira de qualidade é muito importante, pois ela garantirá a conservação dos alimentos.

– A higienização da lancheira com detergente e álcool 70% deve ser feita semanalmente e a higienização com pano úmido e álcool 70% deve ser feita diariamente.

– Em uma lancheira saudável deve conter uma Bebidinha Saudável, 1 fruta e uma comidinha!

– Para as bebidinhas, prefira os sucos de frutas naturais ou polpa congelada, mande sempre em garrafas térmicas! Se não conseguir, existem algumas opções no mercado que não contém açúcar e nem aditivos químicos! Atente sempre aos rótulos.

– Muitos Sucos artificiais (tipo néctar ou refresco) são ricos em conservadores, corantes artificiais e diversos produtos químicos que podemos trazer diversos malefícios a saúde, como por exemplo alergias que são cada vez mais frequentes em crianças.

– Evitem também os achocolatados que são ricos em açúcar e aditivos químicos. Os sucos naturais ainda são as melhores opções de bebida.

– Varie sempre os tipos de fruta. Aproveite as frutas da época. Saladas de frutas também são um ótima opção.

– Para contemplar esse grupo, mandar palitinhos de pepino, cenoura baby, tomatinho cereja, também são boas opções!

– A comidinha pode ser doce ou salgada. Algumas boas opções são: sanduichinho de pão integral com patês de creme de ricota com vegetais ou queijos magros. Evite os embutidos pois são ricos em sódio. Biscoitos e cookies integrais são boas opções. Cupcakes integrais feitos pela mamãe também! Tortas salgadas integrais!

– Uma forma de turbinar a lancheira de seu filho com energia e nutrientes é mandar 1 punhadinho de Mix de Castanhas!

Exemplo de cardápio

2ª feira

3ª feira4ª feira5ª feira

6ª feira

– Maça- Suco de Abacaxi Natural- Sandubinha: Pão Integral com patê de atum– Banana- Suco de Laranja Natural- Bisnaguinha Integral com requeijão e peito de peru– Melancia- Iogurte de Frutas- Sandubinha: Pão integral + creme de ricota + cenoura ralada– Pêra- Suco de Uva Integral- Tomatinho cereja com queijo branco e orégano- Biscoitos Integrais de Maçã e Banana– Salada de Fruta- Vitamina de Banana- 1 cupcake integral de chocolate (caseiro)

Confira as fotos do evento

*Fotografia Helena Pazzetti

Informações

Tema: Como preparar uma lancheira saudável

Quando: 28/02/2015 (sábado)

Horário: 08h ás 12:30

Onde: Clínica Ayrton Daniel

Endereço: Rua Dr. José Ferreira de Camargo, 677 – Nova Campinas

Telefone: (19) 30126870 ou 997772961

Evento Gratuito

Cronograma:

08:00 ás 08:45 – Recepção com café da manhã

09:00 ás 12:00 – Abertura do Debate

12:00 ás 12:30 – Encerramento

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1473 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também