? Mães Amigas - Até quando escovar os dentes do meu filho?

Até quando escovar os dentes do meu filho?

16.12.2013 – Durante o primeiro ano de vida, a mãe pode fazer uma limpeza e massagem gengival para contribuir com o estabelecimento de uma microbiota bucal saudável e auxiliar no processo de erupção de dentes sadios. Veja como fazer a higienização bucal do bebê nesta matéria. Mas as mães se perguntam “Até quando escovar os dentes do meu filho?

No período de 1 a 3 anos, os pais ou responsáveis devem fazer a limpeza com as escovas dentais. Por volta dos 2 anos, pode-se começar a usar o dentifrício fluoretado, na quantidade já mencionada.

Os pais devem despertar o interesse de seus filhos para a escovação. Uma das maneiras seria os pais escovarem os próprios dentes na presença dos filhos, despertando a curiosidade da criança, principalmente das mais novas, próximo aos 2 anos de idade. A partir daí, os pais podem dar uma escova infantil para que as crianças possam imitá-los. No entanto, a criança nessa idade ainda não apresenta boa habilidade manual para escovar os dentes, necessitando a presença ativa dos pais ou responsáveis para a realização de uma limpeza eficaz.

Até quando escovar os dentes do meu filho?

Na faixa etária de 3 a 6 anos, as crianças começam a ser mais capazes de manusear as escovas dentais, porém a maior responsabilidade ainda é dos pais. O uso correto do fio dental deve ser feito pelos pais, e a última escovação do dia, que deve ser a mais bem feita, também precisa ser executada pelos pais, para que haja a remoção total do biofilme ou placa bacteriana. Claro que vai depender de cada criança e de sua habilidade com a escova. Ainda considero o ideal após a criança escovar os dentes sozinha, o responsável executar uma escovação mais eficaz.

Até quando escovar os dentes do meu filho?

As crianças entre 6 e 12 anos devem começar a assumir a responsabilidade de sua higiene bucodental, porém o envolvimento dos pais na supervisão dessa escovação ainda é indispensável. Lembrando que esta fase é crítica para o desenvolvimento da doença periodontal (gengiva) e da cárie dentária, com o surgimento dos dentes permanentes. Super importante aí as visitas regulares ao odontopediatra!!

Portanto, papai e mamãe, fiquem sempre de olho na higiene bucal de seu filho!!!

Fonte: Livro Odontopediatria, Antonio Carlos Guedes-Pinto, 8ª edição, 2010.

 

Você pode gostar de ler:

Como higienizar escovas de dentes?

Anestesia no tratamento dos dentes

O dentinho está nascendo, o que fazer?

Meu filho dorme de boca aberta

Acidentes que podem acontecer com a criança na fase escolar

 

placa-magnabosco

 

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1650 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm