Assistir filme de Super-heróis faz bem?

23.07.2013

 

Hoje gostaria de compartilhar com vocês a saga dos super heróis e vilões que acontece na minha casa. Tenho um filho de 4 anos que entrou nessa fase e, aqui, a maior parte do tempo as brincadeiras circundam sobre esse tema… heróis e vilões… o bem e mal. Mas, não se engane você achando que esse assunto é do universo dos meninos, as meninas também participam pois temos super heroínas e vilãs bastante atuantes nos filmes de hoje.

Esses personagens estão em nossa imaginação e fantasias desde sempre, fazem parte do nosso inconsciente coletivo, como diria um grande autor da Psicologia, mas também estão enraizados em nossa cultura. Isso é tão verdadeiro que os filmes como Super Homem, Os Vingadores, Homem Aranha, X-Men, entre outros, arrastam muito mais adultos do que crianças para as salas de cinema, não é mesmo?

Mas, o que chama tanto a atenção das crianças e dos adultos nesses filmes? Será os super poderes? O engraçado é que mesmo tendo super poderes eles sempre apanham tanto…..

Valente_Merida (Custom)

Bom… realmente os super-heróis têm qualidades, atributos físicos ou poderes que, internamente, gostaríamos de ter….[ ser tão forte como o Hulk, poder ver tudo através da visão de raio X do Super Homem, andar por cima de todos através de teias como o Homem Aranha, vencer a dor como Wolverine… E quem não gostaria de namorar um deles? Alto, forte, musculoso, como nos contos de fadas….. Já as super heroínas também possuem qualidades, atributos físicos ou poderes que gostaríamos de ter…. coragem para enfrentar toda a injustiça como a Mulher Maravilha, destemida como a Princesa Merida que correu atrás de seu sonho mesmo não recebendo apoio dos outros. Mas, se engana quem acha que somos ou queremos ser 100% bons o tempo todo, quem é que nunca quis ser um vilão?

Os vilões não têm regras, jogam sujo, são desleais, e não queremos isso para nós e nossos filhos, mas eles têm uma coisa essencial para a vida que é a ousadia. Eles têm uma capacidade de ousar que me perturba às vezes. E o que fazemos em nossas vidas sem ousadia? A ousadia nos leva a enfrentar barreiras, criar oportunidades e nos lançarmos à vida de forma mais plena.

Que possamos ser e mostrar aos nossos filhos os lados bons e ruins dos super-heróis e vilões, pois o equilíbrio é a chave!!

 

Você pode gostar de ler: Como explicar as manifestações às crianças

 

Placa-Marijandy-Soldera

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1252 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também