? Mães Amigas - Andar com vidro fechado economiza combustível. Mito ou verdade?

Andar com vidro fechado economiza combustível. Mito ou verdade?

28.05.2018 – Andar com vidro fechado economiza combustível? Sim, com certeza! Em entrevista concedida ao portal de notícias G1, o engenheiro mecânico com 29 anos de experiência com automóveis Denis Marum disse que viajar em velocidade superior a 70 km/h com os vidros abertos é derrubar anos de desenvolvimento de carroceria.

“O coeficiente de atrito (Cx) aumenta muito nessa situação. Consequentemente, o consumo de combustível também cresce”, explica o dono de oficinas mecânicas.

Quanto melhor for a aerodinâmica do carro (Cx baixo), maior será o consumo de combustível caso os vidros estejam abertos. Em outras palavras, se você tiver dois veículos a 100 km/h, um sedã (baixo Cx) e um SUV (alto Cx), o sedã consumirá cerca de 20% a mais com os vidros abertos e o SUV pode “beber” apenas 8% a mais.

O ar condicionado é sempre um vilão?

O ar condicionado ligado consome entre 10% e 20% a mais de combustível. Esse consumo varia de acordo com a frequência em que o compressor fica ligado. Para dias mais quentes e trânsito lento, o consumo será maior.

Nos carros mais antigos, abaixo dos anos 2000, o ar condicionado exige maior esforço do motor. Logo, o consumo de combustível será maior.

“Acima de 70 km/h, o melhor é usar vidro fechado e ar ligado”

É por isso que a resposta para a pergunta em questão deve levar em conta duas situações. De maneira geral, podemos dizer que, acima de 70 km/h, o melhor é usar vidro fechado e ar ligado, por causa da aerodinâmica e também do conforto. Abaixo desta velocidade, desligar o ar e rodar com os vidros abertos pode surtir efeito na economia de combustível.

 

Confira também:

33 dicas simples para economizar dinheiro

Bárbara Brambila

Escrito por: Bárbara Brambila

Confira os 78 posts publicados pela Bárbara Brambila

Veja Tambm